Apr 24, 2024, 12:51:56 PM *
Welcome, Guest. Please login or register.
News:
Advanced search
Pages: [1]
Print
Author Topic: Qual a sua Grande Meta Enxadrística?  (Read 11135 times)
maykellking
Newbie
*
Posts: 13


« on: Apr 06, 2011, 12:59:44 AM »

Acabo de escrever um post no tópico "As 7 Piores Sabotagens do Treinamento de Xadrez" explicando como é prejudicial treinar sem possuir uma meta clara que defina nossos objetivos. O link é o que se encontra logo abaixo.

http://chesstempo.com/chess-forum/portugues/as_7_piores_sabotagens_do_treinamento_de_xadrez-t3032.0.html;msg24619#msg24619

Por isso, eu gostaria que neste espaço as pessoas escrevessem a sua meta e dissessem aonde pretendem chegar como enxadristas. Está preparado? Eu vou ser o primeiro. Crie coragem e poste a sua!
Logged
maykellking
Newbie
*
Posts: 13


« Reply #1 on: Apr 06, 2011, 01:18:26 AM »

Ok. Minha Grande Meta é a seguinte:

Eu quero me tornar um Mestre Internacional. Isso mesmo: quero atingir a marca dos 2400 pontos de rating FIDE. Meu rating atual é 1844. Acho que está defasado, pois o último torneio FIDE que joguei foi em 2009 e venho treinando bastante nos últimos meses e jogando muito pela internet, no FICS. Estou estudando e estou sem tempo, por isso meu próximo torneio FIDE será em Setembro. E vocês não imaginam o meu desconforto em escrever isso!  Grin Abraço, pessoal! O segredo está na persistência!
Logged
alvarofrota
Moderator
Hero Member
*****
Posts: 1605


« Reply #2 on: Apr 06, 2011, 09:03:18 PM »

Grande Meta e Metas de curto prazo

Rio de Janeiro, 6 de abril de 2011.

Prezadas e prezados:

Creio que tão importante quanto se ter uma "Grande Meta" é saber formular metas mais específicas, visando acompanhá-las.

Vejam meu caso. Tenho 54 anos, aprendi a jogar Xadrez aos 13, joguei initerruptamente até os 19, tendo estudado muito na ocasião e depois fiquei ausente dos tabuleiros por longos períodos, voltando a jogar por um ano e me afastando novamente.

Há cerca dois anos, voltei novamente a jogar, basicamente pela Internet mas adotei uma postura mais séria, tendo adquirido o ChessBase para organizar minhas partidas e possibilitar a análise delas com um engine, bem como, é claro, estudar também diversos outros materiais que há na Internet.

Minha primeira meta mais específica eu a formulei há cerca de um ano atrás: deixar de cometer erros grosseiros que me faziam perder tolamente as partidas. Consegui alcançar essa meta depois de encontrei ChessTempo e iniciei o treinamento em tática.

Voltei então a jogar torneios ao vivo e formei meu rating FIDE que é 2074. A partir disso formulei uma Grande Meta, que é alcançar o título de Mestre FIDE, para o que será necessário fazer meu rating subir até 2300, ou seja, subir 226 pontos de rating. Creio que é uma meta bastante ousada, se considerármos que tenho 54 anos, mas factível, até porque iniciei o Xadrez aos 13 e estudei muito naquela época, detendo, dessa forma, um considerável "inconsciente enxadrístico".

Hoje, tenho uma meta de curto prazo: superar os problemas que estou tendo com o tempo. Jogo dois tipos de torneio. Os torneios que valem rating FIDE são jogados com 1:30 horas + 30 segundo de acréscimo por lance. Já os torneios da ALEX, clube no qual jogo aqui no Rio de Janeiro, são jogados com 1:00 hora + 30 segundos de acréscimo. Normalmente, nas partidas mais disputadas, acabo em sério apuro de tempo, dependendo dos 30 segundos para anotar e jogar, o que me tem feito perder várias delas.

Quando você está com um problema de apuro de tempo, como eu estou atualmente, tudo o mais é secundário pois se não resolvemos esse problema de nada adianta avançar em qualquer outra área do Xadrez. Então, essa é minha meta atual, conseguir gerenciar adequadamente meu tempo de reflexão.

Aquele abraço!

Álvaro Frota
« Last Edit: Jul 21, 2012, 11:25:13 AM by alvarofrota » Logged

FORA TEMER!
turolo
Newbie
*
Posts: 22



WWW
« Reply #3 on: Apr 09, 2011, 04:10:03 PM »

Olá,

Bacana esse tópico, acredito que a meta de todo mundo é ser um jogador respeitavel, ninguem que treine quer ser um jogador pior.
Acabo concordando com o alvarofrota, acho que o mais importante é se conhecer, saber quais são seus pontos fortes e fracos, e trabalha-los de modo que sua performance em torneios se torne apreciável.
Auto-conhecimento é a chave do sucesso!

No meu caso, xadrez não é prioridade e nunca vai ser, mas quero ser um jogador respeitável, independentemente de onde eu vá jogar.
Ainda não tenho rating fide, mas pretendo quem sabe um dia jogar um torneio grande, mas para isso é preciso preparação, ir para vencer, quem sabe daqui a uns anos.
Treino regularmente todos os dias, com técnico, jogo torneios pequenos frequentemente, iniciei o estudo em xadrez ha 5 anos e tive uma ascensão notável. Pretendo levar para toda vida. Chegar aos 54 quatro anos, jogando bem, sem ter parado de treinar. Hoje tenho 25.
Tento ser um jogador completo, jogo bem blitz quando é preciso jogar, jogo na estratégia quando e preciso jogar, jogo taticamente agressivo quando é preciso jogar, mas as vezes sou vencido pelo cansaço e impaciência, que o único jeito de melhorar isso é trabalhar a mente e o espírito.


O que eu levo para vida, não só para o xadrez é a seguinte frase : "Qualquer partida perdida, empatada ou mesmo aquelas em que a vitória foi dificil, é preciso retomar e rever seus erros para não comete-los novamente, isso é o que diferencia o bom do mau jogador."

Abraços
Logged
muttley
Newbie
*
Posts: 4


« Reply #4 on: May 02, 2011, 05:08:04 PM »

  Desculpe se estiver errado, mas acho que a discussão saiu um pouco fora do tópico e do propósito, poderiam abrir um tópico e/ou mover algumas das discussões  para este novo tópico

    Tenho 46 anos, aprendi a jogar  aos 16 anos joguei intensivamente até os 25 anos, mas devido a vida profissiona e estudos e depois familia tive que me ausentar um bom tempo. Comecei a jogar novamente em 2005 joguei um IRT, em 2007/2009 e 2011 joguei  interclubesde São Paulo.  Não tenho muito tempo para estudar, mas tenho uma paixão muito
grande pelo xadrez.
     Eu diria, que tenho sonho, não meta, é conseguir  um rating de 2300 FIDE, hoje tenho mais esperanças que minhas
filhas joguem melhor que eu, e consigam alcançar lugares maiores, tudo isto sem forçar nada, mas infelizmente uma ja desistiu  Grin.  Acho que todos podem ser jogadores razoavelmente fortes e chegar no mínimo a ser Mestre Fide, desde
que tenham tempo e um método bom de treinamento, a diferença dos GMs  para "pobres mortais" é que eles conhecem
muito mais padrões de posições , por isto suas intuições são muito mais aguçadas
Logged
xadrezsana
Newbie
*
Posts: 10


« Reply #5 on: Jul 10, 2011, 05:19:25 PM »

A minha por enquanto é um dia chegar a Mestre Fide, sou professor de xadrez, por isso tenho que estar sempre evoluindo pra não começar a perder feio para os alunos. hehe.
Logged
mariajpm
Newbie
*
Posts: 2


« Reply #6 on: Aug 19, 2011, 09:25:12 PM »

Minha grande meta é me tornar GM também, mas não é pelo motivo de todos eu quero para poder ganhar o tornei da Ivy League de xadrez de preferência pela Yale que é minha favorita. Estou treinando forte há uns dois meses (3 horas) mais já jogo desde os 6 anos, tenho 15 e aos 20 pretendo ser GM.
Logged
lolitos
Newbie
*
Posts: 3


« Reply #7 on: Oct 28, 2011, 07:25:55 AM »

Tenho 18 anos , comecei a jogar a 2 meses, quando comecei jogava para 1300, agora estou para 1750 por volta disso, e em cerca de 3 anos jogarei para 2800, podem achar que sou maluco, mas sei a capacidade de evolução que tenho tido e que terei, dedico 24 Horas do meu tempo ao Xadrez, tirando as horas que durmo é claro...    e um muito obrigado ao chess tempo , não só pelos treinamentos, mas também por ser mais um site a divulgar o xadrez.
Logged
gm andré
Newbie
*
Posts: 1


« Reply #8 on: Apr 27, 2012, 04:54:59 PM »

A minha grande meta é ser Mestre FIDE. Comecei a estudar Xadrez a um ano e pratico todos os dias por duas horas. tenho orientação de um excelente professor e espero atingir essa meta entre dois e três anos.
Logged
tarcnux
Newbie
*
Posts: 3


WWW
« Reply #9 on: Jun 27, 2012, 08:20:38 AM »

Estou com 34 anos e conhecia os movimentos básicos, comecei a fazer um curso on-line de xadrez e acho que estou em 1000 a 1200, mais pra 1000 mesmo, ainda não ganho do modo básico do shredderchess.

Meu objetivo é ensinar meu filho de 7 anos, mas agora eu quero ficar bom nesse trem também!

Então quero chegar em, até final de

1500pts - 2013 (1 ano)
1750pts - 2014 (2 anos)
2000pts - 2017 (5 anos)

Mas eu ainda nem sei como se ganha esses pontos  Roll Eyes

O importante é que estou motivado Tongue
« Last Edit: Jun 27, 2012, 12:21:15 PM by tarcnux » Logged

--
Tarcísio Nunes Filgueiras Júnior
http://tarcnux.wordpress.com
twitter @tarcnux
overbits
Newbie
*
Posts: 1


« Reply #10 on: Dec 13, 2012, 07:59:43 AM »

Eu sou velho também, nasci em 1970... Nunca participei de torneios, mas não sei pq resolvi ganhar um troféu, ou sonhar mais alto, me tornar mestre, nem sei se para se tornar mestre tem que ser pela FIDE, paguei a uma semana atrás minha primeira anuidade na CBX, mas não sei se foi um "movimento" adequado, pois poderia iniciar pagando aqui a conta ouro e treinar melhor (se bem que se for participar de torneios tem que pagar a Confederação Brasileira de Xadrez, né?), fico naquela de Capivara sabotador de minha própria performance, mas tem dias que seria capaz de vencer Kasparov e Carlsen com as mãos no bolso  Tongue não tenho ninguém em meu círculo de amizades que jogue xadrez ou que pelo menos goste para debater, sou analista de sistemas e sou cadastrado em um monte de sites para jogar on-line desde xadrez no Facebook (daqueles tipo uma jogada a cada 3 dias e tal) até outros menos conhecidos, por acaso numa dessas pesquisadas,, achei o Chess Tempo e estou achando legal... Vou ver se consigo me dedicar mais a chaturanga.
Logged
Pages: [1]
Print
Jump to: