Apr 24, 2024, 02:07:38 PM *
Welcome, Guest. Please login or register.
News:
Advanced search
Pages: 1 2 3 [4]
Print
Author Topic: Como está seu treinamento em Chess Tempo?  (Read 32998 times)
alvarofrota
Moderator
Hero Member
*****
Posts: 1605


« Reply #45 on: Feb 26, 2012, 12:13:23 AM »

Chess Tempo & Chessimo

É inevitável a comparação entre Chess Tempo e Chessimo, do Gilberto Milos, GM brasileiro que trabalhou duro para construir um excelente software de treinamento global em Xadrez.

Eu sempre afirmei que ambos eram equivalentes, embora diferentes, e que a escolha dependia do gosto do freguês.

Mas o tempo passa e o Chess Tempo avança, passando a propiciar ferramentas de treinamento novas. Uma delas, que está no formo, é a possibilidade de construir e utilizar bases de exercícios de repetição espaçada. A metologia didática é a mesma que embasa o treinamento do Chessimo, mas as possibilidades concretas serão muito maiores, pois tais bases são integradas a todos os demais recursos do Chess Tempo.

A palavra-chave no aprendizado do Xadrez é reconhecimento cognitivo de padrões. Por isso, com muito mais razão vale para o Xadrez a lição do "Mestre" para o "Pequeno Violinista", que afirmava "Toque com o coração". Na verdade, com os sentimentos, emoções e raciocínio do cérebro e não com os dedos. Os dedos têm que se tornarem automáticos no tocar, expressando o cérebro. Já no Xadrez, o que deve ser tornado automático é a visão de que na posição existem tais e tais motivos táticos os quais, por sua vez, permitem a aplicação de tais e tais temas táticos, numa sequência forçada que conduz à vitória.

Com as novos recursos que serão lançados em breve, posso dizer sem medo: se você vai gastar dinheiro com Xadrez, Chess Tempo é sem dúvida a melhor opção na Internet, a que proporciona maior benefício pelo menor custo.

Pela "n"ésima vez, reafirmo que não ganho qualquer comissão de vendas e que meu trabalho com o Chess Tempo é absolutamente voluntário, dado o fato dessa empresa propiciar excelentes condições para um treinamento grátis. Mas é minha opinião: se o grátis é suficiente e muito bom, o pago é simplesmente o melhor. Ou, pelo menos, o melhor entre os sites Internet de linguagem ocidental.

Não vou descrever aqui todos os recursos de treinamento de Chess Tempo, pois já escrevi aqui. Quem quiser conhecer o que já existe, basta ter o trabalho de ler.

Quem fizer a assinatura Ouro está convidado a compartilhar conosco seu Programa de Treinamento. No concreto, existirá em breve até mesmo a possibilidade de uma relação Treinador / Estudante que facilitará muito a utilização de todos os recursos de treinamento para quem for novo na área.

Aquele abraço!

Álvaro Frota
« Last Edit: Feb 29, 2012, 06:39:11 PM by alvarofrota » Logged

FORA TEMER!
espartano
Newbie
*
Posts: 4


« Reply #46 on: Feb 29, 2012, 05:04:49 PM »

É o Chess Tempo, está cada vez melhor...
A sua tradução do fórum inglês não poderia ter sido melhor. Sem dúvida um excelente trabalho. Sou muito grato por isso!
Vendo as contas ouro e prata, é tanta coisa que dá até ansiedade, no sentido de que logo vou poder desfrutar!
Como o Ertel tocou, só na conta básica já temos o sistema de tags, algo simples e extremamente importante. Por hora só fico a treinar Blitz em Chess Tempo, o que não possibilita o taguamento, a não ser que, posteriormente, voltemos  e analisemos estes.

Bem, Alvaro se me permite gostaria de fazer novas perguntas.  Então pulando as de análise de jogo.

O que seria, mais precisamente, o subconsciente enxadrístico, do qual falastes em outra oportunidade? Claro que podemos imaginar do que se trata, mas gostaria que você, do seu jeito docente, explicasse.

Todos os enxadristas do mundo chegam até um certo nível de jogo e ficam por ali, flutuando. Kasparov variava entre 2700 "altos" e 2800 e meio... já chegou a 2870 e pouquinho. Kramnik fica em torno dos 2800. E isso é por anos! Chegam a esta marca por volta dos 25 ou 30 anos e ali ficam até quase se aposentar. Há um certo limite para o homem? Onde o que determinaria este limite seria, quem sabe, a idade que começara as atividades enxadrísticas e quão intensamente treinou desde então? (Se está parecer muito “voadora” não fico chateado se não responder Smiley)
Andei lendo e vi que o cérebro de crianças são muito mais flexíveis do que os de adultos. Além do próprio desenvolvimento corporal, se deve ao fato de que as crianças estão incansavelmente experimentando novas coisas, dando novidades incessantes ao cérebro. Na idade adulta ocorre que ficamos mais quietos, trabalhamos bastante, mas de forma rotineira. Sem muitas novidades.
É essa flexibilidade incrível que o cérebro infantil tem que o possibilita se adaptar fisicamente às mais variadas atividades as quais for submetido.  O adulto e o idoso possuem essa capacidade, mas de forma cada vez mais reduzida.

Seria por isso, portanto, talvez por outros também, que os jogadores ficam “estagnados”?

Grande abraço, Alvaro!
Logged
alvarofrota
Moderator
Hero Member
*****
Posts: 1605


« Reply #47 on: Feb 29, 2012, 06:37:48 PM »

Subconsciente Enxadrístico

É difícil para mim definir o que é subconsciente, pois não estudei Psicologia. Mas quando empreguei a expressão subconsciente enxadrístico no artigo Como desenvolver sua visão tática? eu me referi à determinada capacidade de acesso à memoria do cérebro humano.

Um exemplo pode tornar mais claro o que penso. Digamos que você estude na página dos Motivos e Temas Táticos a definição de Duplo Xeque:

"Em um xeque à descoberto, a peça que se move pode também dar um xeque.
Quando isso ocorre temos um Duplo Xeque"

Depois disso, digamos que você crie uma base personalizada com exercícios de duplo xeque que terminam em mate e utilize os 422 exercícios dessa base para treinar como dar mate usando um duplo xeque. Obviamente, quando chegar ao último exercício, não se lembrará mais do primeiro. Depois de um tempo, não mais se lembrará de nenhum exercício em particular. Mas seu cérebro terá gravado esse tema tático na memória.

Então, tempos depois, em uma partida de ataque jogada em um torneio, dependendo da posição, sua memória retornará "dicas", ou "insights" ao cérebro consciente de como um duplo xeque pode ser utilizado para garantir a vitória (que não necessariamente virá pelo mate mas talvez por obrigar o adversário a entregar muito material para evitar o mate). Podemos dizer que seu subconsciente enxadrístico atuou nessa partida..

O mesmo vale para todos os motivos e temas táticos. Depois de acumular conhecimento sobre todos eles, de ser capaz de reconhecer cognitivamente cada um, as infinitas combinações que podem existir entre eles se tornam mais fáceis de serem percebidas. Em algum momento, depois de muito estudo, seu cérebro produz um salto de qualidade a partir da quantidade de conhecimento acumulado e você forma todo um sistema cerebral ao qual se pode dar o nome de "subconsciente enxadrístico".

Nossa memória funciona de forma "análoga" a um disco rígido só que de forma fantasticamente mais complexa e poderosa. No disco rígido, a trilha circular armazena os 0s e 1s eletromagnéticos e depois, ao ser percorrida pelo cabeçote leitor, devolve essas informações aos demais componentes do processador. No cérebro, os neurônios são células de cinco pontas que se ligam entre si e, nas junções entre dois neurônios ocorrem reações bioquímicas chamadas sinapse, as quais fazem elétrons se mover e geram campos eletromagnéticos. A ocorrência de uma série determinada de sinapses em um conjunto determinado de neurônios faz a eletricidade percorrer um determinado caminho, o qual passa a significar certa informação. Esse caminho fica "marcado" no conjunto de neurônios do cérebro, o que gera a memória. Quando uma informação similar percorre os neurônios, o caminho que um dia foi "marcada" tem a tendência de gerar  novamente a mesma série de sinapses, levando o consciente a se lembrar da informação armazenada.

Nas crianças, há pouca coisa "marcada" no cérebro, que portanto possui grande capacidade de armazenar novas informações e chegar a novas conclusões. A medida que envelhecemos, vamos "marcando" e "apagando" informações, o cérebro vai se desgastando e o processo de aprendizado se torna mais e mais dificultoso.

Se a esse processo natural de envelhecimento adicionamos uma dose de "neurose", medo de se arriscar, de aprender coisas novas, cansaço oriundo da burocratização da atividade, etc e tal, então o indivíduo fica estagnado. Se não, ele será como o Korchnoj: embora seu cérebro já esteja bem enfraquecido pela idade, sua permanente utilização criativa o mantém capaz de produzir novas e novas boas partidas.

Obviamente, há um limite físico para a atividade cerebral, pelo simples motivo de que, afinal, ninguém escapa da morte, mas tal limite pode ser consideravelmente expandido pela própria atividade cerebral ela mesma.

Então, nunca é tarde para aprender Xadrez! E jogar bem não é um "dom", algo que uns têm e outros são condenados a nunca terem. Jogar bem é simplesmente o produto do acumulo de estudo e de treinamento.

Aquele abraço!

Álvaro Frota
« Last Edit: Mar 01, 2012, 12:02:51 PM by alvarofrota » Logged

FORA TEMER!
x-maykell
Newbie
*
Posts: 4


« Reply #48 on: Mar 01, 2012, 12:11:57 PM »

Acredito que mesmo que as repetições te façam saber exatamente o que fazer sem pensar você deve pensar para resolver, calcular incansávelmente os lances, pois o contrario seria um treinamento alienado, mecânico...

Olá, eu também treino com o Chessimo e gostei muito do que o espartano disse acima. Calcular os lances de novo e de novo é uma técnica muito produtiva de se aprender tática em xadrez pois, por experiência própria, adquirimos uma noção geométrica do tabuleiro. Deixem que eu explique isso melhor:

Quando resolvemos exercícios que não conhecemos, ficamos preocupados em encontrar a resposta e isso atrapalha um pouco nossa "visão" do tabuleiro e da posição das peças durante nossas análises. Isso faz com que muitas vezes a gente tenha que começar o cálculo todo novamente porque simplesmente não sabemos mais onde estão as peças. E é estresse de "ter" que encontrar o melhor lance que faz com que o cérebro não focalize algo ainda mais importante na tática: a capacidade de visualizar padrões geométricos no tabuleiro.

Esses padrões são, pelo que posso perceber com meu treinamento, uma espécie de "desenho" que cada peça ou conjunto de peças em particular forma. Por exemplo: um xeque descoberto, antes de ser executado, tem a "forma" de uma linha reta formada pela peça que dá o xeque, a peça que sai da frente e o rei. Entendem o que quero dizer? Uma dama que dá xeque ao rei exatamente ao lado dele, apoiada por uma peça qualquer, deixa apenas duas casas de fuga, e todas duas têm a distância de um salto de cavalo (em relação à mesma dama). Esses dois exemplos muito simples que descrevi são apenas uma fração das centenas de padrões geométricos (desenhos) que o xadrez deve possuir, e todos devem concordar que um desenho é muito mais fácil de memorizar que uma sequência de lances.

O Chessimo, portanto, com as suas repetições, é uma ferramenta fabulosa para identificar esses desenhos. Quando repetimos um exercício e não estamos mais preocupados com a sua solução -- afinal, ja a conhecemos -- e calculamos novamente, e de novo, e de novo, a "mágica" simplesmente começa a acontecer: o cérebro nota outras coisas além da solução pura do exercício (a sequência de lances) e passa a observar também o desenho que aquele conjunto de peças específico forma, e que no fim das contas sempre vai formar.

Concluindo, não quero defender nenhuma das ferramentas (Chessimo ou Chesstempo), mas apenas dizer que as duas são ótimas. O Chesstempo tem a vantagem de ser um treinamento tático mais completo e o Chessimo a imensa vantagem (para muitas pessoas) de ser offline. E só mais uma coisinha para o espartano: quando o Chessimo "erra" dando a chance do xeque mate é porque naquele momento o padrão de mate é que é o mais importante para aquele módulo. Quando estamos no módulo 4 ou 5, as posições ficam com análises mais profundas.
Logged
espartano
Newbie
*
Posts: 4


« Reply #49 on: Mar 15, 2012, 01:51:05 PM »

Muito interessante essa especie de desenho da qual vc fala, x-maykell. Eu ainda não vejo essas coisas, apenas enxergo somente os lances certos, e tento sempre ver porque os outros não seriam bons.

Tomando que vc é um treinador do Chessimo também, o que pensas da dica de uso dele (completar primeiramente os módulos 1 e 2 para só então iniciar os módulos de estratégia e finais comentados) ?

"Nas crianças, há pouca coisa "marcada" no cérebro, que portanto possui grande capacidade de armazenar novas informações e chegar a novas conclusões. A medida que envelhecemos, vamos "marcando" e "apagando" informações, o cérebro vai se desgastando e o processo de aprendizado se torna mais e mais dificultoso. "

Álvaro, deu a entender que as crianças, por terem pouca coisa armazenada, conseguem guardar novas informações e suas relações melhor, já os adultos por terem muita coisa guardada na memória, têm mais dificuldade para aprender ou reter informações. É isso?

Bem, mas isso se deveria ao fato da quantidade de informação ser superior ao da criança? Para mim está muito estranho. Eu penso que quanto mais se usa, mais se tem reserva. Sempre esqueceremos algumas coisas ou parte delas, mas espaço para mais informação acho que poderia ser considerado ilimitado para o nosso tempo de vida.
E a dificuldade de aprendizado ou a retenção de informação com o passar da idade, está para o desgaste do tempo e não pelo uso. O que pensa?

A propósito, levando para os HDs, quando apagamos e colocamos novos dados, formatamos e reformatamos, o disco não se desgasta, a agulha não encosta no disco. O processo não fica retardado pelo uso. Com o tempo pequenas áreas podem ser danificadas, mas não em função deste processo.

Espero suas respostas, amigos enxadristas.

abraço!

Logged
x-maykell
Newbie
*
Posts: 4


« Reply #50 on: Mar 15, 2012, 05:56:09 PM »

Muito interessante essa especie de desenho da qual vc fala, x-maykell. Eu ainda não vejo essas coisas, apenas enxergo somente os lances certos, e tento sempre ver porque os outros não seriam bons.

Tomando que vc é um treinador do Chessimo também, o que pensas da dica de uso dele (completar primeiramente os módulos 1 e 2 para só então iniciar os módulos de estratégia e finais comentados) ?

Olha, espartano, não entendo nada de psicologia, então prefiro me ater às considerações sobre o Chessimo. Os padrões geométricos aos quais me refiro aparecem apenas quando você repete o cálculo de um exercício de tática que você já sabe a resposta várias vezes, e mantém esse padrão de treinamento por alguns dias. Começei a notar isso depois de algumas semanas treinando com o Chessimo todos os dias, e comparando com os resultados das minhas partidas. Partidas de amadores como nós sempre aparece uma tática ou outra, cedo ou tarde, e é por isso que quando nos dedicamos a estudar esses padrões ganhamos mais partidas do que antes.

Completar os Módulos 1 e 2 é importante porque esses Módulos contém as táticas mais básicas de combinação de peças para dar o xeque mate e também noções de garfos, duplos, descobertos, ataques raios-x, entre outros, muito importantes para o jogador principiante. O próprio site do Chessimo recomenda que o estudante siga a seguinte rotina de treinamento:

1) Estudar os Módulos 1 e 2 de tática
2) Estudar o Módulo de Finais Comentados
3) Estudar o Módulo 1 de Estratégia
4) Estudar o Módulo 3 de Tática
5) Depois dessa rotina, o estudante deve equilibrar seu tempo de estudos entre estratégia, tática e finais.
6) O Módulo de Aberturas pode ser estudado a qualquer momento.

Eu, pessoalmente (uma questão exclusiva de gosto), recomendo o livro "Xadrez Vitorioso: Aberturas" (SEIRAWAN, 2008) para substituir o item 6. Adicionalmente, a leitura minuciosa do livro "Aprenda Xadrez com Garry Kasparov" (KASPAROV, 2005) durante o item 3 é muito útil.

Espero ter ajudado, e bons treinos!
« Last Edit: Mar 15, 2012, 06:03:33 PM by x-maykell » Logged
x-maykell
Newbie
*
Posts: 4


« Reply #51 on: Mar 15, 2012, 06:24:51 PM »

Não entendo nada de psicologia, mas tenho minha opinião a respeito das questões levantadas pelo espartano.

Acredito que um adulto tem mais capacidade de memorização que uma criança. Até onde eu sei, o cérebro retém informações aleatoriamente através de um fenômeno chamado de RAM ou Registro Automático de Memória (CURY, 2008). Mas isso acontece com todos os seres humanos, independente da idade. Cérebros mais novos, com mais neurônios ativos, devem registrar mais informação que cérebros mais idosos, mas apenas registrar não implica em recuperar a informação.

A recuperação da informação é a memorização que estamos discutindo. Não adianta ter algo gravado na sua cabeça se você não consegue se lembrar. E esse processo de resgate de memória se dá através de associações com experiências anteriores. Assim, quanto mais experiência e conhecimento tem o indivíduo, mais informação ele terá para associar com as novas, e assim recupera-las todas.  Cool

Não é de admirar que uma criança que estuda xadrez com afinco se transforme em um jovem mestre, porque quando essa criança completa 20 anos, ela teria pelo menos uns 10 anos de estudo sério sobre o tema. Se não fosse assim, como um adulto conseguiria concluir um mestrado em apenas dois anos? Uma criança precisa de nove anos para aprender apenas as ciências básicas. Entendem o raciocício?

Isso sem falar na velocidade de dobra, um conceito que eu li no livro Como passar em provas e concursos, do William Douglas. Ele afirma que com o passar do tempo, o conhecimento de um indivíduo dobra com cada vez menos tempo. Se nos estágios iniciais do estudo alguém dobra seu conhecimento em cinco anos, com o passar dos anos, passaria a dobrar seu conhecimento em apenas meses! Ou até mesmo semanas!! Com base nesses argumentos, creio que se um adulto tem mais dificuldade de aprender do que uma criança, é apenas porque ele tem outras preocupações que não apenas o estudo, mas mesmo assim, um adulto pode aprender a escrever em outro idioma em muito menos tempo que uma criança que não sabe escrever em idioma algum, por exemplo.
Logged
cacaso
Newbie
*
Posts: 2


« Reply #52 on: Mar 25, 2012, 10:35:50 PM »

Oi gente eu sou novato no chesstempo e no xadrez também queria a ajuda de vocês para me dar dicas de como eu posso evoluir no jogo, que tipo de treino, aberturas, jogadas ensaiadas, estratégias enfim tudo o que possa me ajudar a melhorar, agradeceria se pudessem me ajudar.

 Cheesy
Logged
alvarofrota
Moderator
Hero Member
*****
Posts: 1605


« Reply #53 on: Mar 26, 2012, 02:24:09 PM »

Explore este Fórum e o site!

Rio de Janeiro, 26 de março de 2012.

Olá cacaso!

A dica geral que posso lhe dar é você ler com atenção tudo o que está escrito em nosso Fórum em Português. Há muita coisa boa que você poderá aproveitar para seu treinamento.

Dê uma lida também na Ajuda para conhecer melhor as ferramentas de treinamento de Chess Tempo.

E igualmente leia a página das assinaturas Prata e Ouro para conhecer as ferramentas avançadas de treinamento.

Olhando o gráfico de sua Performance vejo que no treinamento em Modo Standard você está mantendo um platô em torno dos 920 pontos de rating. Para aumentar seu rating, estude a página dos Motivos e Temas Táticos e também as Orientações Dicas e Teoria.

E não se esqueça que você tem direito a dois exercícios de finais por dia. Nunca deixe de fazê-los!

Aquele abraço!

Álvaro Frota
« Last Edit: Apr 19, 2012, 05:34:00 PM by alvarofrota » Logged

FORA TEMER!
cacaso
Newbie
*
Posts: 2


« Reply #54 on: Mar 26, 2012, 07:59:18 PM »

"E não se esqueça que você tem direito a dois exercícios de finais por dia. Nunca deixe de fazê-los!", amigo onde eu posso fazer esses "exercícios de finais", como chegar lá e o que são?
 Grin
Logged
alvarofrota
Moderator
Hero Member
*****
Posts: 1605


« Reply #55 on: Mar 26, 2012, 09:20:24 PM »

Explore este Fórum e o site!

Rio de Janeiro, 26 de março de 2012.

Grande cacaso!

O espírito da dica geral que lhe dei foi esse: explore o site Chess Tempo e procure verificar tudo o que ele tem a lhe oferecer em termos de treinamento. Para isso, além dos vários links que lhe indiquei, vale a pena explorar o site pelo menu principal. Por exemplo, no menu "Treinamento" você tem três sub-menus: Exercícios de Tática em Xadrez, Exercícios de Finais e Motivos e Temas Táticos.

Mas o que são os exercícios de finais? Dê uma lida na parte de Treinamento em Finais da Ajuda.

E assim por diante! Explorando o site e também este Fórum em Português, você encontrará um monte de dicas para o seu treinamento. Minha ideia com isso é tentar lhe ensinar a pescar ao invés de lhe dar o peixe...

Claro está que estamos aqui para ajudar. Então, depois que você assimilar esse monte de informações, volte aqui com perguntas mais específicas que iremos respondendo!

Aquele abraço!

Álvaro Frota.
« Last Edit: Apr 19, 2012, 05:34:22 PM by alvarofrota » Logged

FORA TEMER!
ertel
Newbie
*
Posts: 9


« Reply #56 on: Aug 14, 2012, 04:20:53 AM »

Acho que conheço esse garotão!  Grin

http://www.youtube.com/watch?v=KSx3rLnucRo
Logged
alvarofrota
Moderator
Hero Member
*****
Posts: 1605


« Reply #57 on: Aug 14, 2012, 10:06:12 PM »

Rio de Janeiro, 14 de agosto de 2012.

Obrigado pelo "garotão", ertel, e

Aquele abraço!

Álvaro Frota
Logged

FORA TEMER!
Pages: 1 2 3 [4]
Print
Jump to: