Apr 27, 2024, 05:44:41 PM *
Welcome, Guest. Please login or register.
News:
Advanced search
Pages: [1]
Print
Author Topic: Treine com uma assinatura Ouro  (Read 12552 times)
alvarofrota
Moderator
Hero Member
*****
Posts: 1605


« on: Feb 19, 2013, 04:10:50 PM »

Treine Tática ou Finais em modo Personalizado.

Baixe e leia gratuitamente o livro completo: Desenvolva suas habilidades táticas!

Chess Tempo possui quatro modos de treinamento acessíveis a quem registrar uma assinatura Gratuita: Standard ou Blitz (tática) e Teoria ou Prática (finais), os quais proporcionam excelentes condições para você avançar em seu Xadrez.

Um usuário que possua uma assinatura Ouro, no entanto, poderá treinar em modo Personalizado, utilizando as bases pré-selecionadas e personalizadas.

O treinamento com qualquer base pré-selecionada ou personalizada dá origem ao rating Personalizado relativo àquela base, de forma que você terá tantos ratings personalizados quantas forem as bases utilizadas em seu treinamento, cada um possuindo um conjunto de gráficos e estatísticas que lhe permitirão uma completa análise de sua performance.

No texto que se segue, procuro explicar os aspectos básicos do treinamento personalizado:

Procuro também, ainda que de forma bastante inicial, debater as estratégias de treinamento que se tornam possíveis com a utilização dos diversos tipos de bases de exercícios.

Espero que seja útil aos enxadristas brasileiros que tomaram a decisão de fazer uma assinatura Ouro de Chess Tempo, o investimento na Internet de melhor relação custo / benefício para seu Xadrez.

Outros aspectos das assinaturas Ouro ou Prata podem ser encontrados aqui.

Álvaro Frota
(Tradutor de Chess Tempo para o Português)
« Last Edit: Jul 01, 2022, 06:20:16 PM by alvarofrota » Logged

FORA TEMER!
alvarofrota
Moderator
Hero Member
*****
Posts: 1605


« Reply #1 on: Feb 19, 2013, 04:15:18 PM »

Bases pré-selecionadas de exercícios

As bases pré-selecionadas de exercícios de tática já estão prontas para serem utilizadas. Para treinar com uma delas, basta selecionar em suas "Preferências" a base de sua escolha e depois iniciar uma sessão de treinamento.

Chess Tempo possui as seguintes bases pré-selecionadas:

  • Exercícios que você sempre errou;
  • Exercícios que você errou ao menos uma vez;
  • Exercícios que você nunca acertou, ou seja, os que nunca fez ou os que sempre errou;
  • Exercícios que você nunca fez;
  • Todos os exercícios pré-selecionados;
  • Exercícios de mate: em um lance, em dois lances, em três lances, etc; e
  • Motivos e Temas Táticos: exercícios de cada motivo e tema tático, os quais são representados pelos Tags de Chess Tempo.

Todas as bases pré-selecionadas de exercícios de mate e dos diferentes motivos e temas táticos possuem duas versões, uma contendo todos os exercícios definidos pelo próprio nome da base e outra inédita, contendo apenas exercícios que você ainda não fez.

Características das bases pré-selecionadas
As bases pré-selecionadas são dinâmicas. Por exemplo, à medida em que você vai resolvendo os exercícios estes são retirados das versões inéditas e à medida em que você vai acertando os exercícios estes são retiradas das bases que contêm os exercícios que você sempre errou ou que nunca acertou (mas não da base contendo os que errou pelo menos uma vez).

Essa característica dinâmica leva em conta todos os exercícios que você fez nos modos Standard e Blitz e também aqueles realizados no modo Personalizado. Por exemplo, a base de exercícios que você sempre errou agrega os erros cometidos nesses três modos de treinamento.

As bases pré-selecionadas não inéditas de mate em um, em dois, etc, devido a suas próprias definições, não possuem essa característica dinâmica. Já nas bases não inéditas dos motivos e temas táticos, a característica dinâmica não aparece de forma tão marcante, mas ainda assim elas o têm. De fato, por exemplo, se um novo exercício é tagueado como sendo de garfo / duplo, ele passa a compor a base pré-selecionada correspondente. E se esse Tag se revelar errado para o exercício e for votado negativamente, ele sairá da base.
« Last Edit: Jan 21, 2020, 01:08:51 PM by alvarofrota » Logged

FORA TEMER!
alvarofrota
Moderator
Hero Member
*****
Posts: 1605


« Reply #2 on: Feb 20, 2013, 03:42:33 PM »

Como criar, utilizar, gerenciar e apagar bases personalizadas

Para criar uma base personalizada de exercícios, um assinante Ouro deverá primeiramente realizar uma busca avançada visando selecionar os exercícios que essa base irá conter e que, dessa forma, serão utilizados no posterior treinamento com ela.

A busca avançada será debatida em detalhes mais adiante. Por agora, basta saber que após terem sido definidos os critérios de busca e selecionado os correspondentes exercícios, basta você clicar no botão "Criar base de exercício" que fica abaixo da busca avançada e digitar o nome escolhido para a base na caixa de diálogo que se abrirá.

Para treinar com uma base personalizada, basta selecioná-la na caixa de diálogo que se abre no início de uma sessão de treinamento com ela.

Todas as bases personalizadas que você criar estão armazenadas por Chess Tempo. Para visualizar essa lista você deve clicar no botão Gerenciar bases de exercícios.

Selecionando uma das bases da lista e clicando no botão "Mostrar" você terá acesso a todos os critérios de busca utilizados ao se criar a base selecionada.

Além disso, selecionando uma das bases e clicando no botão "Apagar", a base será apagada da lista. Juntamente com ela, também serão apagados todos os gráficos e estatísticas que se encontravam na página de "Performance".

Características das bases personalizadas de exercícios
Da mesma forma que as bases pré-selecionadas, as personalizadas são dinâmicas e levam em conta todos os exercícios que você fez nos modos Standard, Blitz e Personalizado. Por exemplo, as bases contendo tentativas de resolução que resultaram erradas irão diminuir quando você acertar um exercício que antes havia errado e irão aumentar com os novos erros que você cometer em qualquer um dos três modos de treinamento.
« Last Edit: Mar 16, 2021, 12:01:12 PM by alvarofrota » Logged

FORA TEMER!
alvarofrota
Moderator
Hero Member
*****
Posts: 1605


« Reply #3 on: Feb 22, 2013, 10:50:59 AM »

Critérios gerais da busca avançada

Como vimos, para criar uma base personalizada de exercícios, um assinante Ouro deverá primeiramente realizar uma busca avançada visando selecionar os exercícios que essa base irá conter e que serão utilizados no posterior treinamento com ela.

Os critérios gerais da busca avançada são os seguintes:

  • Intervalo de rating (Standard, Blitz, Teoria, Prática);
  • Números mínimo e máximo de lances do exercício;
  • Motivos e temas táticos (representados pelos tags de Chess Tempo e pelos tags personalizados que você criar) e Número mínimo de votos no Tag utilizado na busca;
  • Tipos de finais, codificados pelas iniciais em português das figuras (R D T B C e P). Por exemplo, RTPRP correspondem aos finais Rei + Torre + Peão x Rei + Peão);
  • Exercícios que terminam em mate (em um, em dois, etc), que não terminam em mate ou ambos;
  • Qualidade mínima e máxima dos exercícios (escala decimal de uma a cinco estrelas);
  • Mando do lance inicial do exercício;
  • Números mínimo e máximo de peças no tabuleiro;
  • Números mínimo e máximo do primeiro lance do exercício na partida fonte;
  • Textos que constam dos comentários ao exercício;

Os critérios gerais nos exercícios de tática
Iniciemos com as buscas por exercícios de tática. A definição de um intervalo de rating, seja Standard (o padrão) seja Blitz, permite a você definir o grau de dificuldade dos exercícios de tática selecionados.

Qualquer que seja o tipo de rating definido, Blitz ou Standard, após a criação de uma base personalizada com os exercícios selecionados pela busca, o cálculo de seu rating Personalizado ao treinar com essa base seguirá as regras do rating Standard, ou seja, não irá levar em conta o tempo de resolução do exercício.

Os números mínimo e máximo de lances dos exercícios permitem a definição da profundidade de cálculo necessária para os solucionar, coisa que não necessariamente está relacionada com sua dificuldade, expressa pelo rating dos exercícios.

A definição dos motivos ou temas táticos presentes nos exercícios permite a escolha do tipo de tática que se quer treinar. Além disso, definindo um alto número mínimo de votos no Tag que será utilizado na busca, você terá maior certeza de que o tema ou motivo tático que deseja treinar estará realmente presente nos exercícios. Como é claro, quanto maior for o número mínimo de votos no Tag, menor será o número de exercícios correspondentes que serão selecionados. De 4 a 7 votos já são suficientes para se ter boa certeza da validade do Tag e acarretam a seleção de um bom número de exercícios, mas tais valores devem ser testados caso a caso.

Você poderá escolher exercícios de mate, exercícios que não levam ao mate ou praticar ambos os tipos de exercícios indistintamente.

Você também poderá definir a faixa de qualidade dos exercícios com os quais irá treinar, numa escala decimal de uma a cinco estrelas. A qualidade de um exercício não tem relação direta com sua dificuldade mas é normalmente associada com seu valor pedagógico, com sua beleza ou sensação estética que produz ao ser resolvido. Como é claro, quanto maior for a faixa de qualidade definida, menor será o número de exercícios que a busca irá encontrar.

O mando do lance inicial do exercício define a cor das peças do lado vitorioso. Esse critério é importante quando se conjuga a busca avançada geral com a busca pelos tipos de aberturas ou Códigos ECO das partidas fonte, as partidas reais que deram origem aos exercícios (essa busca será debatida mais adiante). Por exemplo, você poderá treinar as combinações que surgem ao se jogar de negras uma defesa Siciliana.

Os números mínimo e máximo de peças no tabuleiro permitem que você defina se irá treinar com exercícios de aberturas, de meio jogo ou mesmo exercícios de finais nos quais ocorram combinações táticas. Igualmente para isso servem os números mínimo e máximo do primeiro lance do exercício na partida fonte ou a partida real que lhe deu origem

Um exemplo da busca por textos pode ser o seguinte: a busca com a expressão *exercício* (incluindo os asteriscos) irá retornar a maioria dos exercícios mais recentemente comentados em Português pelo autor deste texto.

Os critérios gerais e os exercícios de final
Tal como nos exercícios de tática, no caso da busca ser feita nos exercícios de final, a definição de uma faixa de rating Teoria ou Prática acarretará o grau de dificuldade dos exercícios que serão selecionados.

Diferentemente dos exercícios de tática, no entanto, se o rating Teoria for definido como critério de busca e uma base personalizada for construída, o cálculo de seu rating Personalizado ao treinar com essa base seguirá as regras do modo Teoria de resolução. E se for definido o rating Prática, seu rating Personalizado ao treinar com a base assim construída seguirá as regras desse modo de resolução. Lembrando que o modo Teoria exige que o enxadrista sempre encontre o lance crítico, aquele que leva ao mate mais rápido, enquanto que no modo Prático qualquer lance vencedor pode ser jogado.

Não há Tags para os exercícios de final mas podem ser definidos os tipos de final que se quer selecionar. Esse tipo de busca possui grande valor prático.

Naturalmente, todos os exercícios de final, sem exceção, terminam em mate, uma vez que neles o que se procura é exatamente o caminho mais curto para o mate. Uma busca de exercícios de final sem mate resultará em zero exercícios.

O número de lances de um exercício de final é dado pela variante crítica, aquela que leva ao mate mais rápido. Pode ser determinado que em 147 exercícios a variante crítica é de apenas um lance. Ou seja, tratam-se na verdade de exercícios de mate em um! E também pode-se determinar que não há exercícios de finais cuja variante crítica seja maior que 52 lances. Dessa forma, podem ser realizadas buscas delimitando-se um número mínimo e um número máximo de lances dentre esses dois limites mas tais buscas não terão grande valor prático.

O número de figuras no tabuleiro varia de 3 (os dois reis mais uma peça ou peão) até 5 (os dois reis mais três peças ou peões) e buscas podem ser realizadas nesse intervalo.

A partida fonte que deu origem a um exercício de final com menor número de lances o fez quando 35 lances já haviam sido jogados. O maior número de lances de uma partida fonte até a geração de um exercício de final, por outro lado, foi igual a 172, de forma que as buscas podem ser realizadas nesse intervalo, sem muito valor prático, contudo.

Em relação ao mando do lance e qualidade do exercício não há diferenças significativas entre os exercícios de final e os de tática.

Exemplos de bases personalizadas de tática
A utilização combinada dos critérios gerais de busca permite a criação de bases personalizadas bastante interessantes. Alguns exemplos:

  • Exercícios com rating Standard na faixa entre 1100 e 1200;
  • Exercícios com qualidade de três a cinco estrelas e rating Standard entre 1100 e 1200;
  • Exercícios com no mínimo dois lances, qualidade mínima de três estrelas e rating Standard entre 1100 e 1200;
  • Exercícios do tema tático Espeto com rating Standard entre 1100 e 1200;
  • Exercícios com no mínimo cinco votos no tema tático Espeto e rating Standard entre 1100 e 1200;
  • Exercícios com no mínimo dois lances e três estrelas, com no mínimo cinco votos no tema tático Espeto e rating Standard entre 1100 e 1200;
  • Exercícios de mate com um a três lances
    (ou seja: Exercícios de mate em um, em dois ou em três lances);
  • Exercícios de mate em um, em dois ou em três lances e com no máximo 12 peças no tabuleiro
    (ou seja: Exercícios de final com mate em até três lances);
  • Exercícios de mate com três lances, no mínimo cinco votos no Tag Atração e quatro ou cindo estrelas
    (ou seja: Exercícios bonitos e educativos de mate em três lances com uso de Atração;
  • Exercícios de mate sendo no máximo dezessete o número do primeiro lance na partida fonte
    (ou seja: Exercícios de armadilhas de mate na abertura);
  • Exercícios com a expressão *mate temático*, incluindo os asteriscos
    (ou seja: Exercícios nos quais há um comentário em Português do autor deste texto explicando o mate temático que ocorreu).

Exemplos de bases personalizadas de finais
  • Finais de rei e dama contra rei e peão a serem realizados em modo Prática;
  • Finais de rei e dama contra rei e peão a serem realizados em modo Teoria;
  • Finais de rei e dama contra rei e peão, com qualidade mínima de quatro estrelas, a serem realizados em modo Prática;
  • Finais cujos comentários contém a expressão "rei e dama contra rei e peão" (sem as aspas) a serem realizados em modo Prática
    (Ou seja: Finais desse tipo em modo Prática, que foram comentados pelo autor deste texto);
  • Finais de no máximo três peças a serem realizados em modo Prática
    (Ou seja: Finais de rei e dama, ou torre, ou peão, contra rei, em modo Prática);
  • Finais de rei, bispo e cavalo contra rei a serem realizados em modo Prática;
  • Finais de rei, bispo e cavalo contra rei a serem realizados em modo Teoria.

Uma questão interessante que deixo para reflexão: qual dos dois modos de treinamento é o mais adequado para o treino do mate elementar de bispo e cavalo?
« Last Edit: Jan 21, 2020, 01:10:42 PM by alvarofrota » Logged

FORA TEMER!
alvarofrota
Moderator
Hero Member
*****
Posts: 1605


« Reply #4 on: Feb 22, 2013, 10:52:36 AM »

Busca nas tentativas anteriores de resolução

Os critérios gerais podem ser utilizados para realizar buscas em todos os exercícios de Chess Tempo ou apenas naqueles em que você já realizou uma tentativa de resolução, tenha sido ela bem sucedida ou não. Dito de maneira mais precisa, os critérios gerais selecionam os exercícios de forma conjugada com quatro critérios de busca nas tentativas anteriores de resolução.

O primeiro critério diz respeito ao tipo de tentativa anterior no qual a busca deve ocorrer. Uma das seguintes opções deve ser escolhida:
  • Busca em todos os exercícios;
  • Busca só nos exercícios que você errou ao menos uma vez;
  • Busca só nos exercícios que você acertou ao menos uma vez;
  • Busca só nos exercícios que você já realizou (corretos ou errados);
  • Busca só nos exercícios que você nunca realizou;
  • Busca só nos exercícios que você nunca acertou (os que nunca realizou mais os que sempre errou); e
  • Busca só nos exercícios que você sempre errou.

O segundo critério define em que base ou modo de treinamento as tentativas anteriores devem ser buscadas. Uma das alternativas abaixo deve ser escolhida:
  • Busca em todas as bases de exercícios (Incluindo as personalizadas);
  • Busca só na base Standard;
  • Busca só na base Blitz;
  • Busca só na base Teoria; e
  • Busca só na base Prática.

O terceiro critério define qual a faixa de tempo dispendido nas resoluções que deve ser buscada:
  • Valores mínimo e máximo do tempo de resolução do exercício ou do menor tempo no caso de ter havido mais de uma tentativa (em segundos)

Esse critério possui duas opções que o modificam:
  • A primeira opção permite incluir na seleção todos os exercícios que ainda não foram realizados, além daqueles já selecionados pela faixa de tempo; e
  • Se houver mais do que uma tentativa de resolução do exercício, a segunda opção faz com que seja utilizado o tempo da resolução mais recente e não o menor tempo.

O quarto critério define em que período de tempo ocorreram as tentativas anteriores que serão buscadas:
  • Valores mínimo e máximo do período de tempo decorrido desde a tentativa de resolução mais recente do exercício (em dias).

Considerações sobre os critérios de busca nas tentativas anteriores
Quando você faz uma busca em suas tentativas anteriores de resolução, os exercícios selecionados satisfazem simultaneamente aos quatro critérios acima, além dos critérios gerais que foram definidos.

A definição de um dos tipos de tentativas anteriores permite a construção de bases cujos exercícios serão inéditos para você (exercícios que você nunca realizou) ou de bases com as quais você irá realizar uma revisão parcial de seu treinamento (exercícios que você nunca realizou mais os que sempre errou) ou ainda de bases para uma revisão propriamente dita de seu treinamento (exercícios que você sempre errou, ou que errou pelo menos uma vez ou ainda exercícios que você já fez).

Atenção: se você é um treinador em Chess Tempo, a designação para um estudante de bases personalizadas construídas com esses critérios resultará em bases cujos exercícios serão inéditos para seu estudante (exercícios que ele nunca realizou) ou de bases com as quais ele irá realizar uma revisão parcial (exercícios que ele nunca realizou mais os que sempre errou) ou ainda de bases para uma revisão propriamente dita do treinamento dele (exercícios que ele sempre errou, ou que errou pelo menos uma vez ou ainda exercícios que ele já fez).

A definição das bases nas quais os exercícios devem ser buscados é independente da definição do tipo de rating que será utilizado para se definir uma faixa de dificuldade dos exercícios (rating mínimo e máximo). Explicando de outro modo: são independentes o critério geral que define o "tipo do intervalo de Rating que se quer estabelecer" e o critério que define "em que base, ou modo de treinamento, as tentativas anteriores devem ser buscadas". Por exemplo, você poderá buscar em todas as bases (Standard, Blitz e Personalizadas) os exercícios que você já realizou cujo rating Standard se situe entre 1000 e 1500 pontos. No limite, poderá buscar na base Standard exercícios já realizados cujo rating Blitz varie entre um mínimo e um máximo, embora essa busca não tenha muito valor prático.

A definição de intervalos do tempo de resolução de um exercício permite que você foque sua revisão naqueles exercícios que lhe exigiram mais tempo do que certo valor para serem resolvidos ou seja, permite uma revisão do treinamento de seu reconhecimento cognitivo de motivos e temas táticos.

Já a definição de um certo período de tempo decorrido desde a mais recente resolução de um exercício permite que você treine sua memória enxadrística.

Exemplos de bases personalizadas que podem ser criadas
  • Exercícios que você nunca realizou, com rating Standard entre 1100 e 1200 pontos;
  • Exercícios que você nunca realizou, com no mínimo dois lances, com qualidade de três estrelas ou mais e com rating Standard entre 1100 e 1200 pontos;
  • Exercícios que você sempre errou em modo Blitz;
  • Exercícios que você errou pelo menos uma vez em modo Blitz;
  • Exercícios que você errou pelo menos uma vez em modo Blitz, realizados há mais de 90 dias;
  • Exercícios que você já realizou em modo Blitz mas gastou mais do que 60 segundos para resolvê-los;
  • Exercícios que você realizou há mais de 90 dias em modo Blitz e gastou mais do que 60 segundos para resolvê-los;
  • Exercícios do motivo tático Cravada que você gastou mais do que 60 segundos para resolver em modo Blitz.
  • Exercícios que você sempre errou em modo Standard;
  • Exercícios de mate que você errou pelo menos uma vez em modo Standard;
  • Exercícios do motivo tático Cravada que você errou pelo menos uma vez em modo Standard.
  • Exercícios que você nunca acertou em modo Standard do motivo tático Cravada.

« Last Edit: Jan 21, 2020, 01:11:15 PM by alvarofrota » Logged

FORA TEMER!
alvarofrota
Moderator
Hero Member
*****
Posts: 1605


« Reply #5 on: Feb 22, 2013, 10:54:07 AM »

Busca nas partidas fonte dos exercícios

Além de buscas segundo os critérios gerais e buscas nas tentativas anteriores de resolução, Chess Tempo possui também uma busca na base das partidas fonte dos exercícios, cujos critérios podem ser conjugados com os das duas buscas anteriores.

Todos os exercícios de Chess Tempo provêm de partidas reais, das quais as combinações táticas foram extraídas por um processo computacional que utiliza um poderoso engine de Xadrez. Assim, é possível selecionar exercícios com base nas informações existentes sobre suas partidas fontes.

Os critérios de busca são os seguintes:

  • Nome do enxadrista;
  • Faixa de Rating do enxadrista;
  • Cor das peças do enxadrista (brancas, negras ou qualquer);
  • Resultado da partida (vitória do enxadrista, derrota, empate, não empate, qualquer);
  • Nome do oponente;
  • Faixa de Rating do oponente;
  • Ano em que a partida foi jogada;
  • Número de movimentos da partida em ply. Por exemplo, 1.e4 e5 são 2 plys;
  • Evento (Torneio) no qual a partida foi jogada;
  • Localidade onde se deu o evento;
  • Nome da abertura ocorrida na partida;
  • Código(s) ECO da abertura ocorrida na partida;

Considerações sobre os critérios de busca nas partidas fonte
Digitando um nome de enxadrista, você obterá as combinações táticas das quais o enxadrista participou, seja do lado vitorioso seja do lado perdedor. Por exemplo, digitando "Kasparov, Garry", você obterá 102 exercícios de tática ou seja, 102 combinações táticas. Dentre essas 102 combinações, no entanto, Kasparov estava no lado vencedor de apenas 81 delas.  

O enxadrista que jogou a partida no lado vitorioso do exercício não necessariamente ganhou a partida, pois pode não ter visto a combinação tática presente na posição que deu origem ao exercício.

Digitando o nome do enxadrista e o nome do oponente, você obterá as combinações táticas que ocorreram nas partidas entre ambos. Por exemplo, das partidas entre Karpov e Kasparov podem ser obtidas 8 exercícios ou combinações táticas.

Definindo a faixa de rating do enxadrista e a do oponente, você obterá as combinações que ocorreram naquele nível. Por exemplo, existem 1868 exercícios oriundos de partidas jogadas entre enxadristas de rating maior que 2600.

Os dois critérios de maior importância prática ao se buscar nas partidas fonte são o código ECO e o nome da abertura que ocorreu, pois conjugando estes critérios com alguns dos critérios gerais é possível obter bases de exercícios que permitem o treinamento em determinada abertura.

Exemplos de bases personalizadas que podem ser criadas
  • Exercícios com as peças negras do Gambito Benko;
  • Exercícios com as peças negras do Gambito Benko e no mínimo dois lances e três estrelas;
  • Exercícios com as peças negras do Gambito Benko que ocorreram antes do 20º lance na partida fonte;
  • Exercícios com as peças negras do Gambito Benko, com no mínimo dois lances e três estrelas e que ocorreram antes do 20º lance na partida fonte;
  • Exercícios com as peças negras do Gambito Benko que ocorreram antes do 20º lance na partida fonte e com rating Standard entre 1500 e 1800 pontos de rating Standard;
  • Exercícios com as peças negras do Gambito Benko, com no máximo 12 peças no tabuleiro.

« Last Edit: Jan 21, 2020, 01:11:40 PM by alvarofrota » Logged

FORA TEMER!
alvarofrota
Moderator
Hero Member
*****
Posts: 1605


« Reply #6 on: Feb 22, 2013, 10:56:45 AM »

Fusão de bases personalizadas

Um assinante Ouro poderá criar bases de exercícios bastante interessantes para seu treinamento através da fusão de duas ou mais bases personalizadas.

Para isso, em primeiro lugar você deverá selecionar as bases que quer fundir na lista que se abre com o botão "Gerenciar bases de exercícios".

Depois, basta clicar no botão "Fusão de bases" e, na caixa de texto que se abrirá, definir o peso de cada base individual, de forma a controlar as quantidades relativas de exercícios que serão disponibilizados na base criada pela fusão, bem como no nome da nova base que será criada.

Por exemplo, se você tem bases contendo exercícios de captura da defesa, ataque à descoberto e cravada, poderá criar uma base que disponibilize para seu treinamento 20% de exercícios de captura da defesa, 30% de exercícios de ataque à descoberto e 50% de exercícios de cravada.

Um outro exemplo seria criar uma base com 60% de mates em um lance, 30% de mates em dois lances e 10% de mates em três lances.

Você poderá também fundir 10% de uma base contendo exercícios já realizados anteriormente com 90% de uma base cujos exercícios são inéditos para você, o que lhe permitirá realizar uma revisão dos exercícios já feitos na proporção de 1 em cada 10.

Praticamente todas as bases personalizadas de exercícios podem ser fundidos entre si para criarem uma nova base, desde que sejam ou todas de tática ou todas de finais, não sendo possível fundir bases de tática com bases de finais.
« Last Edit: Jan 21, 2020, 01:12:24 PM by alvarofrota » Logged

FORA TEMER!
alvarofrota
Moderator
Hero Member
*****
Posts: 1605


« Reply #7 on: Feb 22, 2013, 10:57:55 AM »

Bases ordenadas de exercícios

Em uma sessão de treinamento, os exercícios normalmente lhe são apresentados em ordem aleatória. Mas um assinante Ouro poderá criar bases personalizadas e ordenadas, ou seja, poderá escolher a ordem na qual os exercícios lhe serão apresentados em uma sessão de treinamento.

Usando a busca avançada, você poderá criar bases personalizadas que permitem, em uma sessão de treinamento, você receber exercícios em determinada ordem. Para isso, abra a busca avançada e escolha os critérios de busca que julgar adequados. Depois, abaixo do título "Método de seleção de exercícios para seu treinamento", habilite a opção "Ordenada ou Ao Acaso" e escolha a "Direção" e um dos "Critérios de ordenamento"  Basta então clicar no botão "Buscar" e depois no botão "Criar base de exercícios, digitar o nome da base e pronto: uma base ordenada de exercícios estará criada e poderá ser utilizada em suas sessões de treinamento.

Os critérios de ordenamento são os seguintes:

  • Rating do exercício;
  • Número de tentativas corretas: o número de vezes que você acertou cada exercício;
  • Número de tentativas erradas: o número de vezes que você errou cada exercício;
  • Número total de tentativas: o número total de vezes que você tentou resolver cada exercício;
  • Data da última resolução: a data de sua tentativa mais recente de resolução de cada exercício;
  • Tempo de resolução (ou o menor deles): o tempo utilizado por você para resolver cada exercício ou o menor tempo no caso de você ter resolvido o exercício mais de uma vez); e
  • Número de lances do exercício.

O ordenamento poderá ser feito de forma crescente ou decrescente.

Características das bases ordenadas
Dependendo do critério de ordenamento, vários exercícios poderão empatar naquele critério. Por exemplo, se o critério for número de lances em ordem crescente, todos os exercícios com um lance irão aparecer em primeiro lugar.

Nesse tipo de situação, o segundo critério de ordenamento será, por padrão, o do rating em ordem crescente. Assim, no exemplo citado, você fará todos os exercícios com um lance em ordem crescente de rating, depois passará para os de dois lances também em ordem crescente de rating e assim por diante.

Depois de você ter feito todos os exercícios de uma base ordenada, ela voltará ao seu início e você poderá fazê-los novamente na mesma ordem. Essa característica das bases ordenadas permite o assim chamado treinamento em círculos.

A exceção são as bases ordenadas contendo exercícios que você sempre errou. Nesse caso, a base voltará ao seu início mas conterá apenas aqueles exercícios que você não acertou na primeira passagem.

O ordenamento de uma base personalizada resolve o problema da repetição de exercícios que pode existir em bases pequenas. De fato, se uma base personalizada tiver relativamente poucos exercícios você poderá receber o mesmo exercício em intervalos muito curtos. Ordenando uma base personalizada, no entanto, você só fará o mesmo exercício depois que tiver feito todos os demais e voltar ao início dessa base.
« Last Edit: Jan 21, 2020, 01:12:47 PM by alvarofrota » Logged

FORA TEMER!
alvarofrota
Moderator
Hero Member
*****
Posts: 1605


« Reply #8 on: Feb 22, 2013, 10:59:08 AM »

Bases de repetição espaçada de exercícios

Como seu próprio nome informa, a Repetição Espaçada é um método no qual o aprendizado se baseia na repetição das atividades de estudo. Esse método foi desenvolvido já há bastante tempo, visando facilitar a aprendizagem do vocabulário de uma língua estrangeira e é um método que comprovadamente funciona quando se trata de treinar o cérebro humano para realizar alguma forma de reconhecimento cognitivo.

Aplicado ao aprendizado e fixação da tática enxadrística, esse método maximiza o tempo que você dispende realizando exercícios com padrões táticos que ainda não domina e minimiza o tempo necessário para a repetição de exercícios já feitos, cuja finalidade é manter em sua memória os padrões táticos que você já conhece bem.

Os assinantes Ouro podem criar bases personalizadas que permitem o treinamento através desse método. Para isso, abra a "Busca avançada" e escolha os critérios que julgar adequados. Depois, abaixo do título "Método de seleção de exercícios para seu treinamento", habilite a opção "Repetição Espaçada". Os valores padrão dos parâmetros que definem esse método já estão pré-definidos, de forma que basta clicar no botão "Buscar" e depois no botão "Criar base de exercícios e digitar o nome da base. Pronto: uma base de repetição espaçada de exercícios estará criada e poderá ser utilizada em suas sessões de treinamento.

Como funciona o método da repetição espaçada
Aplicado à tática enxadrística, sse método se baseia na repetição de exercícios. Os parâmetros que definem seu funcionamento são os seguintes:

  • Número de repetições de cada exercício na fase inicial de aprendizagem (padrão = 1 repetição )
  • Espaço de tempo entre as repetições da fase inicial (padrão = 1.0 dias )
  • Fator básico de espaçamento após a fase inicial (padrão = 2.0 )
  • Fator mínimo de espaçamento após a fase inicial (padrão = 0.8 )
  • Fator máximo de espaçamento após a fase inicial (padrão = 3.0 )

Utilizando-se os valores padrão, na fase inicial de aprendizado o exercício será repetido uma vez após um dia de intervalo. Você poderá definir outros valores, por exemplo definindo que na fase inicial o exercício será repetido três vezes com um intervalo de dois dias entre uma repetição e outra.

Após a fase inicial de aprendizagem, o espaço de tempo entre uma repetição e a seguinte será dado pelo espaço de tempo anterior multiplicado pelo fator de espaçamento. Assim, se o primeiro intervalo for de um dia e o fator de espaçamento for sempre igual a 2.0, o segundo intervalo será de dois dias, o terceiro de quatro dias e assim por diante.

Na verdade, o fator de espaçamento não é fixo mas pode variar entre o fator mínimo e o fator máximo. Esse fator será tão menor quanto maior sua dificuldade de aprendizagem no exercício e vice versa. Assim, quanto mais difícil um exercício for para você, menor será o tempo entre duas repetições dele. E, inversamente, quanto mais fácil o exercício, maior será o intervalo de tempo antes que ele seja repetido.

Como a dificuldade de aprendizagem é utilizada para aumentar ou diminuir o espaçamento entre duas repetições de um mesmo exercício
A base de comparação utilizada para estimar sua dificuldade de aprendizagem pode ser escolhida dentre as seguintes possibilidades:

  • Tempo médio de todos os usuários: O tempo que você dispendeu na resolução mais recente do exercício é comparado com esse tempo médio e o cálculo do fator de espaçamento é feito com base nessa comparação:

  • Se seu tempo for exatamente igual à média, o fator de espaçamento será igual ao básico. Nesse caso, assumindo a utilização do valor padrão 2.0, o espaço de tempo até a próxima repetição será igual ao dobro do espaço de tempo desde decorrido a repetição anterior.

  • Se você gastar mais tempo que a média, o fator de espaçamento se aproximará do mínimo, de forma que o tempo entre as repetições do exercício será menor. Assumindo o valor mínimo padrão de 0.8, o tempo até a próxima repetição poderá diminuir até 80% do tempo desde a repetição anterior.

  • Se você gastar menos tempo que a média, o fator de espaçamento se aproximará do máximo, de forma que o tempo entre as repetições será maior. Assumindo o valor máximo padrão de 3.0, o espaço de tempo até a próxima repetição poderá ser até o triplo do tempo desde a repetição anterior.

  • Seu tempo mínimo: Seu tempo de resolução é comparado com o menor tempo que você levou para resolver o exercício nas tentativas anteriores: quanto maior seu tempo for em relação ao seu tempo mínimo, menor será o espaçamento entre uma repetição e outra e vice-versa;

  • Sua média recente de tempo: Seu tempo de resolução é comparado com a média de tempo de suas resoluções mais recentes do exercício: quanto maior seu tempo for em relação à média recente de tempo, menor será o espaçamento entre uma repetição e outra e vice-versa.

  • Objetivo de tempo por lance (padrão = 10.0 segundos/lance): Seu tempo de resolução dividido pelo número de lances do exercício é comparado com o valor do objetivo de tempo por lance: quanto maior seu tempo por lance for em relação ao objetivo de tempo por lance, menor será o espaçamento entre uma repetição e outra e vice-versa.

  • Objetivo de tempo por exercício (padrão = 10.0 segundos/exercício): Seu tempo de resolução é comparado com o valor do objetivo de tempo por exercício: quanto maior seu tempo for em relação ao objetivo de tempo por exercício, menor será o espaçamento entre uma repetição e outra e vice-versa.

Utilidades do método
Como já foi comentado, o método da Repetição Espaçada é adequado para se treinar o reconhecimento cognitivo dos motivos e temas táticos. Utilizando uma bases personalizada contendo um grande número de exercícios que sejam fáceis para você, o método lhe permitirá a memorização da solução de todos os exercícios sem gastar muito tempo repetindo exercícios que não correm o risco de serem esquecidos. A memorização de um grande número de exercícios, por sua vez, irá gerar em seu cérebro a capacidade de reconhecer cognitivamente os padrões táticos presente nos exercícios dessa base.

Por outro lado, esse método também pode ser adequado ao estudo de motivos e temas táticos difíceis e que você ainda não conhece. Utilizando-se uma base personalizada com um número relativamente pequeno de exercícios que sejam difíceis para você, o método lhe permitirá o estudo e a memorização de todos eles gastando o menor tempo possível.
« Last Edit: Jan 21, 2020, 01:13:12 PM by alvarofrota » Logged

FORA TEMER!
alvarofrota
Moderator
Hero Member
*****
Posts: 1605


« Reply #9 on: Feb 22, 2013, 11:01:30 AM »

    Exemplos de utilização de bases personalizadas no treinamento

    Para exemplificar a utilização de bases personalizadas no treinamento, vamos supor que este será realizado por um enxadrista que treine Standard no nível de dificuldade Normal e que possua um rating na faixa entre 1600 e 1700.

    Como no treinamento Standard com nível de dificuldade Normal os exercícios apresentados para serem resolvidos possuem rating médio 100 pontos abaixo do rating do usuário, nosso enxadrista estará resolvendo exercícios Standard na faixa de rating entre 1500 e 1600.

    Reconhecimento cognitivo dos padrões táticos:

    Exemplo 1
    O enxadrista acima caracterizado poderá treinar o reconhecimento cognitivo dos padrões táticos nas seguintes bases personalizadas:
    • Exercícios com rating Standard entre 1100 e 1200; ou
    • Exercícios que o enxadrista nunca fez, com rating Standard entre 1100 e 1200.
    • Exercícios com rating Standard entre 1200 e 1300; ou
    • Exercícios que o enxadrista nunca fez, com rating Standard entre 1200 e 1300.

    Treinando com exercícios de dificuldade bastante abaixo de sua força tática, nosso enxadrista poderá resolvê-los rapidamente, gravando na mente os motivos e temas táticos e fortalecendo sua intuição. Esse tipo de treinamento é muito eficaz para se obter segurança nas partidas reais, uma vez que o treinando passará a "ver" quase instantaneamente as táticas mais simples. Além disso, como essas bases propiciam um treinamento leve, elas também são adequadas para o aquecimento dos neurônios antes de uma partida de torneio ou mesmo antes do início de uma sessão de estudo.

    Exemplo 2
    Se uma análise da performance nos motivos e temas táticos de nosso treinando revelar que ele está relativamente fraco no motivo táticos "Cravada" e nos temas táticos "Espeto" e "Ataque a Descoberto" é possível focar o treinamento de seu reconhecimento cognitivo nas três bases que se seguem:
    • Exercícios com no mínimo cinco votos no Tag "Cravada", no mínimo dois lances, qualidade mínima de três estrelas e rating Standard entre 1200 e 1400;
    • Exercícios com no mínimo cinco votos no Tag "Espeto", no mínimo dois lances, qualidade mínima de três estrelas e rating Standard entre 1200 e 1400;
    • Exercícios com no mínimo cinco  votos no Tag "Ataque a Descoberto", com no mínimo dois lances, qualidade mínima de três estrelas e rating Standard entre 1200 e 1400;

    Realizando exercícios de dificuldade menor que sua força tática e contendo determinados motivos e temas táticos, nosso treinando passará a dominá-los com facilidade.

    Uma possibilidade otimizada desse mesmo treinamento seria a utilização de uma única base personalizada, produto da fusão de 33% da primeira base acima com 34% da segunda e com 33% da terceira. Com isso, os três motivos ou temas táticos seriam cobertos e o enxadrista não saberia de antemão qual deles estaria presente no exercício.

    Exemplo 3
    O ordenamento dos exercícios por dificuldade crescente é uma forma muito eficaz de se estudar um determinado motivo ou tema tático que ainda não se conhece muito bem. Dessa forma, para estudar em profundidade o tema tático "interferência", nosso enxadrista poderá utilizar bases como as abaixo:
    • Exercícios que o enxadrista nunca tentou, com o tema tático "Interferência" , rating Standard entre 1200 e 1500, qualidade mínima de três estrelas e ordenados por por por rating crescente; ou
    • Exercícios que o enxadrista nunca tentou, com o tema tático "Interferência", rating Standard entre 1200 e 1500, qualidade mínima de três estrelas, ordenados por por número crescente de lances e por rating crescente como segundo critério;

    Exemplo 4
    No assim chamado treinamento em círculos, o enxadrista resolve todos os exercícios de uma base razoavelmente pequena e volta ao seu início para resolvê-los novamente. Esse método de repetição é muito eficaz para se "gravar" na mente os padrões táticos. Assim, nosso enxadrista poderá treinar em círculos com bases como a seguinte:
    • Exercícios com no mínimo cinco votos no motivo tático "Ação em Raios-X", qualidade de quatro ou cinco estrelas e rating Standard entre 1200 e 1500, ordenados por rating crescente;

    Exemplo 5
    Para treinar o reconhecimento cognitivo de padrões táticos até conseguir resolver determinadas classes de exercícios em tempo menor que certo valor predefinido nosso enxadrista poderá utilizar bases como as abaixo:
    • Exercícios que o enxadrista acertou pelo menos uma vez em modo Blitz mas nos quais gastou mais do que 30 segundos;
    • Exercícios com mate, que o enxadrista acertou pelo menos uma vez em modo Blitz mas nos quais gastou mais do que 30 segundos;

    Ataques de Mate:

    Exemplo 1
    Muitos enxadristas possuem boa habilidade tática mas têm dificuldades para conduzir ataques de mate. Bases de exercícios como que se seguem são adequadas para nosso treinando superar essa dificuldade:
    • Exercícios de mate em um, dois ou três lances, qualidade mínima de três estrelas e rating Standard entre 1200 e 1500;

    Os exercícios são relativamente fáceis para a habilidade tática de nosso enxadrista e, ao mesmo tempo,ele saberá que está diante de um exercício de mate mas não em quantos lances esse mate irá ocorrer, o que produz um importante efeito de aleatoriedade no treinamento.

    Exemplo 2
    O treinamento em ataques de mate poderá ser mais específico se forem utilizadas bases nas quais os mates envolvem a concretização de um determinado tema tático:
    • Exercícios de mate em dois, três ou quatro lances, qualidade mínima de três estrelas, pelo menos quatro votos no tema tático Bloqueio e rating Standard entre 1200 e 1500;
    • Exercícios de mate em dois, três ou quatro lances, qualidade mínima de três estrelas, pelo menos quatro votos no tema tático Atração e rating Standard entre 1200 e 1500;

    Naturalmente, aqui também poderia ser utilizada uma base personalizada produto da fusão de 50% da primeira base acima com 50% da segunda.

    Exemplo 3
    Para praticar ataques de mate com um tema tático que lhe seja relativamente desconhecido (por exemplo, Interferência), pode ser utilizada a base seguinte:
    • Exercícios que o enxadrista nunca tentou, de mate em dois, três ou quatro lances, com três ou mais estrelas, pelo menos seis votos no tema tático Interferência e rating Standard entre 1200 e 1500, ordenados por rating crescente;

    Cálculo de Variantes:

    Exemplo 1
    A base abaixo é adequada para nosso enxadrista treinar o cálculo de variantes e disciplinar seus processos mentais:
    • Exercícios que o enxadrista nunca fez, com pelo menos três lances e qualidade de três ou mais estrelas, com rating Standard entre 1600 e 1700;

    De fato, com essa base ele estará praticando no nível "difícil" de sua faixa de rating uma vez que nesse nível o rating médio dos exercícios apresentados é igual ao rating médio do enxadrista).

    Revisão dos exercícios feitos:

    Exemplo 1
    Para efetuar a revisão dos exercícios que errou, nosso treinando poderá utilizar bases de exercícios como abaixo:
    • Exercícios que o enxadrista sempre errou, com rating Standard menor que 1600;
    • Exercícios que o enxadrista errou ao menos uma vez, com rating Standard menor que 1600;

    Exemplo 2
    No sentido de revisar seus erros e estudar estratégias para deixar de cometê-los, tanto em tática como em finais, nosso treinando poderá utilizar bases como as abaixo:
    • Exercícios que o enxadrista errou pelo menos uma vez em modo Standard nos últimos 30 dias;
    • Exercícios que o enxadrista sempre errou em modo Standard e que tentou resolver há mais de 60 dias;
    • Exercícios de finais que o enxadrista errou pelo menos uma vez em modo Teoria nos últimos 60 dias

    Exemplo 3
    No sentido de exercitar sua memória enxadrística, nosso treinando poderá refazer os exercícios que resolveu recentemente ou aqueles que fez há longo tempo, utilizando bases como as seguintes:
    • Exercícios que o enxadrista fez em modo Standard nos últimos 30 dias;
    • Exercícios que o enxadrista fez em modo Standard há mais de 180 dias;

    Exemplo 4
    Os critérios de ordenamento possuem várias opções para se controlar as prioridades de revisão dos exercícios feitos. Por exemplo, para revisar os exercícios feitos em geral, nosso treinando poderá utilizar bases como as abaixo:
    • Exercícios que o enxadrista fez em modo Blitz nos últimos 30 dias, ordenados por data de resolução crescente;
    • Exercícios que o enxadrista fez em modo Blitz há mais de 120, ordenados por data de resolução decrescente;

    Exemplo 5
    Para se concentrar naquele exercícios nos quais teve a maior dificuldade, as bases seguintes seriam adequadas:
    • Exercícios que o enxadrista fez em modo Standard, ordenados pelo número decrescente de tentativas erradas;
    • Exercícios que o enxadrista fez em modo Blitz, ordenados pelo tempo decrescente de resolução;

    Estudo de finais:

    Exemplo 1
    Em relação aos finais, ele poderá focar seu treinamento nos tipos cuja teoria esteja estudando. Por exemplo, se estiver estudando finais de torre, poderá treinar com bases como as abaixo:
    • Exercícios de finais com rei, torre e peão contra rei e torre;
    • Exercícios de finais com rei, torre e peão contra rei e torre, com rating Teoria menor que 1500;
    • Exercícios de finais com rei e torre contra rei e dois peões, com rating Teoria menor que 1500.

    Exemplo 2
    Para estudar uma classe de finais como, por exemplo, finais de torre e peões, poderá usar bases como a seguinte:
    • Exercícios de finais de rei, torre e peão contra rei e torre, ordenados por rating crescente;

    Exemplo 3
    Para treinar armadilhas de mate em finais de partida a base que se segue seria adequada:
    • Exercícios de mate, com um dois ou três lances, doze peças ou menos no tabuleiro e qualidade mínima de três estrelas.

    Já para treinar armadilhas sem mate em finais de partida a base que se segue seria adequada:
    • Exercícios de mate, com um dois ou três lances, doze peças ou menos no tabuleiro e qualidade mínima de três estrelas.

    Assim, o treinamento de armadilhas em finais de partida poderia ser otimizado com uma base personalizada produto da fusão de 50% da primeira base acima com 50% da segunda.[/list]
    « Last Edit: Apr 04, 2014, 04:52:01 PM by alvarofrota » Logged

    FORA TEMER!
    Pages: [1]
    Print
    Jump to: