May 07, 2024, 09:46:14 AM *
Welcome, Guest. Please login or register.
News:
Advanced search
Pages: [1] 2
Print
Author Topic: Chess Tempo tem lhe ajudado nos Torneios?  (Read 12388 times)
alvarofrota
Moderator
Hero Member
*****
Posts: 1605


« on: Jan 15, 2010, 10:59:23 PM »

Rio de Janeiro, 15 de Janeiro de 2010.

Estou abrindo este tópico na esperança de maior participação dos enxadristas brasileiros.

Você notou melhorias em seu nível de jogo depois de ter iniciado seu treinamento em Chess Tempo?

Relate suas experiências de torneios, que poderão ser bastante úteis para todos!

Aquele abraço!

Álvaro Frota
« Last Edit: Jun 25, 2012, 08:46:37 PM by alvarofrota » Logged

FORA TEMER!
jas70
Newbie
*
Posts: 1


« Reply #1 on: Jan 19, 2010, 01:28:33 PM »

Olá !

    Realmente, o objetivo do ChessTempo está se concretizando, pois não tenho muito tempo para me dedicar a treinamentos, e faço alguns exercícios quando estou disponível e senti uma melhora significativa em meu jogo ultimamente.
    No inicio do treinamento eu fazia os exercícios rapidamente e acabava errando em exercícios fáceis, mas com o tempo fui me concentrando mais e só resolvendo quando há uma solução lógica (isso em tática), participo com colegas de torneios aos sábados e neste início de ano (2010) já ganhei de jogadores que nunca havia conseguido vencer, perdi alguns jogos por tempo, mas com jogo bom, sem fazer aquelas famosas besteiras, pensei que fosse um acaso de inicio de ano, mas no sabado seguinte aconteceu de novo e concluo que os treinamentos estão fazendo efeito positivo.
    Quanto aos exercicios de finais ainda estou me batendo com os procedimentos de finais para os melhores lances e mate em menor tempo, minha pontuação caiu bastante, agora estou me recuperando, mas ainda errando muito.

Parabéns ao ChessTempo e ao Álvaro pelo empenho

Abraços, José Antonio
Logged
alvarofrota
Moderator
Hero Member
*****
Posts: 1605


« Reply #2 on: Jan 19, 2010, 02:33:30 PM »

Prezado José Antonio:

Parabéns a você, por fazer dar certo o treinamento em tática e pelo desempenho nos torneios!

Aquele abraço!

Álvaro
« Last Edit: Jun 29, 2012, 09:35:12 PM by alvarofrota » Logged

FORA TEMER!
rachacuca
Newbie
*
Posts: 16


WWW
« Reply #3 on: Apr 12, 2010, 10:11:50 PM »

Diferentemente do José Antonio, não consegui constatar tal mudança...

Estou completando hoje 3500 exercícios táticos resolvidos, sinto que estou mais bem treinado cognitivamente para reconhecer alguns padrões táticos. Porem até agora isso não se refletiu nos meus resultados em torneios.

Desde que comecei a usar o ChessTempo pra cá foram cerca de 8 torneios (2 pensados e 6 rápidos) e os resultados não mostraram alterações significativas, se comparados a antes do uso do ChessTempo.
Logged
alvarofrota
Moderator
Hero Member
*****
Posts: 1605


« Reply #4 on: Apr 14, 2010, 11:48:49 AM »

Análise de Performance de Treinamento

Rio de Janeiro, 14 de abril de 2010.

Prezado Rachacuca:

Uma das ferramentas muito úteis de Chess Tempo são os gráficos de Rating que estão na página de Performance (basta abrir a página e depois clicar na guia "Performance em Tática" ou "Performance em Finais" conforme o caso).

Analisando o gráfico de rating de um enxadrista é possível verificar facilmente como está a evolução de seu treinamento, coisa que evidentemente se relaciona com a evolução de sua prática nos torneios.

Então, eu abri sua página de performance (É possível abrir essa página de qualquer jogador, bastando clicar no link do nome dele se estiver fora deste Fórum. Estando aqui no Fórum, basta digitar http://chesstempo.com/chess-statistics/nome_do_jogador na caixa de endereços do navegador) e acessei seu gráfico de rating.

Espero que você não fique aborrecido de eu o publicar aqui abaixo e fazer uma análise.


Gráfico de Rating Standard de Rachacuca
---------------------------------------------------

Observe o seguinte: é possível dividir a evolução de seu treinamento em duas fases. Na primeira, que foi de agosto de 2009 até meados de outubro desse ano, seu treinamento evoluiu muito positivamente. O sentido geral da curva de rating Standard é crescente. Apesar de sofrer algumas quedas, coisa inevitável, você avançou de 1600 até 1800 pontos.

Na segunda fase, de outubro de 2009 para cá, seu rating flutuou em torno dos 1800, crescendo até cerca de 1850 e caindo até cerca de 1750. Ou seja, por algum motivo, ou por uma série de motivos, seu treinamento estagnou.

Essa avaliação é totalmente coerente com seu depoimento de que sua performance nos torneios não sofreu melhorias signficativas.

A constatação, dessa forma, é que você está "marcando passo" em seu Xadrez. Sei que isso é uma coisa meio chata de se escrever sobre outra pessoa. Parece que estamos criticando para destruir, desqualificando, mas tenho certeza de que você tem maturidade suficiente para encarar a realidade tal como a realidade é.

Feita a constatação, você tem que se auto-avaliar e achar onde estão os motivos disso. O que está fazendo com que você tenha altos e baixos em seu rating Standard?

Uma coisa que afeta muito os jogadores são os lapsos de atenção. Conseguimos nos concentrar em uma partida (e também no treinamento) durante certo tempo mas depois disso, por algum motivo, perdemos o foco e cometemos erros que nos acarretam derrotas (ou erros nos exercícios). Isso pode estar ocorrendo com você. Mas, é claro, é só um palpite meu.

Se isso for verdade, procure modificar a maneira com que você está treinando. Faça os exercícios Standard somente quando dispor de um tempo para se concentrar neles, procurando disciplinar o processo mental do cálculo de variantes.

Domine a ansiedade! Isso é muito importante tanto no treinamento quanto nos torneios. Ficamos ansiosos para dar logo o lance e acabamos por deixar passar possibilidades de contra-ataque ou mesmo não ver que nosso lance não é aquilo que achamos que é. Quando fizer um exercício Standard, analise o tempo que for necessário para ter certeza do que irá jogar.

Ao lado disso, para a sessão de treinamento não virar uma sessão de tortura, você pode praticar em modo Blitz também. Basta clicar em suas "Preferências" (link no canto superior direito das demais telas de Chess Tempo, aqui no Fórum não tem esse link) e habilitar a base Blitz para o treinamento em tática.  No modo Blitz você poderá (e deverá!) jogar mais rápido. Esse é o modo mais apropriado para você treinar seu reconhecimento cognitivo dos padrões táticos.

Então, treine em Standard apenas quando dispuser das condições adequadas para se concentrar, dominar a ansiedade, disciplinar o cálculo de variantes e usar o tempo que for necessário para ter certeza do que está fazendo. E treine em Blitz também.

Tudo o que afirmei acima foi apenas um palpite. Posso estar redondamente enganado. O ideal seria você ter um treinador e se aconselhar com ele. Mas isso é muito difícil, se não impossível, na maioria dos casos. Então, creio que uma das principais funções deste Fórum é tentar preencher essa lacuna que a maioria dos enxadristas possuem.

Espero lhe ter ajudado em alguma coisa!

Aquele abraço!

Álvaro
« Last Edit: Jun 29, 2012, 09:37:06 PM by alvarofrota » Logged

FORA TEMER!
daiolee
Newbie
*
Posts: 2


« Reply #5 on: Apr 16, 2010, 09:32:57 PM »

Caros "enxadrezistas",

Sou santomense e descobri o xadrez nas vésperas da minha vinda pra França onde resido a 7 anos. Assim, conheço poucas noções de xadrez em português... até o termo  "enxadrezista" não me era familiar, preferimos  "xadrezista". Enfim, é com muito gosto que leio esta sessão do CT em português.

Quanto a questão colocada, há um ano que tenho treinado neste site e embora não participar em torneios penso que CT tem-me ajudado a melhorar a minha maneira de calcular as variantes. Obtenho melhores resultados em partidas informais em blitz contra jogadores de +150 ELO (tenho por volta de 1750 ELO fide) , coisa que conseguia antes.

Pude recentemente ultrapassar a barra de 2000 no rating standard do CT  mas como passo muito mais tempo nos problemas (~20 minutos) não estou certo que isto seja um bom indicador de progressão. A minha estratégia é de chegar em tempo +-ilimitado a detectar os temas tácticos dos problemas e calcular de forma ordenada as variantes.  "Disciplinar o processo mental do cálculo de variantes" é o meu maior dor da cabeça! Muitos vai e vem e caiu por vezes em planos absurdos... Os meus altos e baixos neste rating são bem explicados por alvarofrota: o facto de por vezes realizar problemas sem estar concentrado. Agora, o que não estou certo é do interesse para  jogadores do meu nível de praticar treinos em blitz. Fora do facto de poder reconhecer rapidamente oportunidades tácticas, não corremos o risco de fazer somente cálculos superficiais...?

Aquele abraço!
Logged
alvarofrota
Moderator
Hero Member
*****
Posts: 1605


« Reply #6 on: Apr 17, 2010, 04:12:32 PM »

Algumas orientações de treinamento

Rio de Janeiro, 18 de abril de 2010.

Olá daiolee!

É um grande prazer ter alguém de São Tomé & Príncipe aqui conosco no Fórum em Português!

Na verdade, o vocábulo em Português Brasileiro é "enxadrista" sem o "z" do Português Lusitano "xadrezista". Mas enfim, somos os que amam o Xadrez!

Acho que está fundamentalmente correta sua estratégia de treinamento de fazer os exercícios Standard despendendo o tempo que for necessário para reconhecer os padrões táticos, encontrar os lances e calcular precisa e disciplinadamente as variantes. Eu adoto a mesma estratégia e chego a gastar uma hora em um único exercício.

Abri sua página de  Performance e dei uma olhada em seus gráficos e estatísticas. De julho até agosto do ano passado, o sentido de sua curva de rating é de fato ascendente. Neste ano, de março para cá, sua curva de rating está mais para um platô.

Uma curva de rating com sentido ascendente é sempre um indicador de progressão. No caso o que progrediu foi sua determinação e paciência em cumprir, em cada um dos exercícios feitos, a estratégia traçada. Então, para voltar a progredir como no ano passado, você tem que voltar a se concentrar em cumprir essa estratégia a risca como fazia antes.

Vi também que você não tagueia seus exercícios. Meu conselho é que você passe a fazê-lo pois isso irá lhe irá auxiliar muito a fixação em sua mente dos padrões de cada um dos motivos e temas táticos. Depois de resolver um exercício corretamente, dê uma boa estudada nele, começando por tentar identificar os Tags dos motivos e temas táticos, sem olhar para os Tags que já foram votados. Após se decidir, dê uma olhada nos Tags votados para conferir se ficou faltando alguma coisa ou se você errou algum Tag ou ainda se há algum erro nos tags já votados.

No caso dos exercícios errados, como é claro, primeiramente vem a verificação de onde você cometeu o erro mas depois disso, estude os Tags também.

Vale a pena também sempre estar relendo a página dos Temas e motivos táticos. Sempre que volto lá aprendo alguma coisa nova e olhe que fui eu quem a traduzi...

Quanto ao treinamento em modo Blitz, a função dele não é aprimorar o cálculo de variantes mas justamente a de treinar o reconhecimento cognitivo dos padrões táticos, isto é, achar os melhores lances por instinto, sem necessidade do cálculo consciente. Devido a isso, é muito importante treinar Blitz também mas, como é claro, seria errado treinar somente Blitz.

Espero ter lhe ajudado em alguma coisa. Esteja sempre a vontade para escrever neste Fórum!

Aquele abraço!

Álvaro Frota
« Last Edit: Jun 29, 2012, 09:38:14 PM by alvarofrota » Logged

FORA TEMER!
daiolee
Newbie
*
Posts: 2


« Reply #7 on: Apr 17, 2010, 06:52:42 PM »

Ola a todos,

Obrigado Álvaro pelas dicas. Chamo-me Leeley.

Efectivamente nas férias do ano passado passava bastante tempo no CT. Na altura para alem de ler os comentários de todos os problemas, alimentava uma base ChessBase com todos os exercícios que não resolvia depois duma analise com Fritz. Tagueiava-os com uma nomenclatura minha depois da leitura do site http://www.chesstactics.org/. Esforçava-me também à memorizar as posições o tempo das reproduzir  no Fritz historia de verificar a minha visão estática e dynamica do jogo e tentar guardar os padrões. Bom, na altura estava de ferias... tinha tempo.

Agora continuo a ler os comentários mas não alimento a minha base de erros. Vou seguir o seu conselho e passar a taguear os problemas segundo as termos CT. Li a a sua tradução dos temas tácticos. Obrigado. Já os conhecia, mas é sempre complicado combina-los em posições complicadas de forma a tirar o maior proveito. Talvez seria interessante suscrir a uma oferta superior do CT, ao menos poderia copiar os problemas em pgn, praticar exercícios por temas de forma a apropria-los verdadeiramente... Depois, e sobretudo, seria uma forma de contribuir ao manutenção do CT.

Vou participar a um torneio Fide <2200 no fim deste mês e um outro em Outubro para jogadores entre 1700 - 2000. Quanto a forma de levar os meus treinos, estou alternando o meu estudo somente entre exercicios tácticos e finais. Creio que por enquanto estes aspectos, contrariamente a considerações mais teoricas como as aberturas, têm um impâcto superior na progressão dum jogador <2000. O que acham?

Abraços,

Leeley
Logged
alvarofrota
Moderator
Hero Member
*****
Posts: 1605


« Reply #8 on: Apr 20, 2010, 08:25:14 PM »

Torneio Clássico de Verão 2010 - ALEX

Rio de Janeiro, 20 de abril de 2010.

Prezadas e prezados:

Participei recentemente do Torneio Clássico de "Verão" da ALEX - Associação Leopoldinense de Xadrez - aqui do Rio de Janeiro, valido para Rating FIDE. Foi um torneio muito bom, bem organizado; jogamos com peças e relógios de boa qualidade; em uma instalação pequena porém muito limpa, bem arrumada, bem iluminada e ventilada; recebemos boletins diários com os resultados, classificação, emparceiramente e partidas em pgn. O início das rodadas foi pontual, mas sem estresse e o ambiente competitivo foi cordial, ficando as querelas restritas ao tabuleiro.

Dos 21 participantes, cinco eram Mestres FIDE e quatorze tinham rating FIDE. O rating médio do torneio foi de 2123.

A tabela de classificação e pontuação segue abaixo:

C
---
 1
 2
 3
 4
 5
 6
 7
 8
 9
 10
 11
 12
 13
 14
 15
 16
 17
 18
 19
 20
 21
---
T  
----
 FM
    
 FM
 FM
 FM
    
    
 FM
    
    
    
    
    
    
    
    
    
    
    
    
    
----
Nome        
--------------
 Mascarenhas  
 Chauca      
 Sadi Dumont  
 Dirceu      
 Fontes      
 Bráulio      
 Marlen      
 Maiakovsky  
 Virgínia    
 Alvaro      
 Marcelo      
 Joaquim      
 Nei          
 Evanir      
 Marcio      
 Marcos      
 Kleber      
 David        
 Jorge França
 Tarcísio    
 Alfonso      
--------------
Rtg  
------
 2198
 2063
 2324
 2261
 2231
 2020
      
 2137
      
      
 2082
 2037
 2065
 2222
      
      
 2102
 1952
      
 1746
 2029
------
P  
----
 5  
 4½
 4  
 4  
 4  
 3½
 3½
 3  
 3  
 3  
 3  
 3  
 2½
 2½
 2½
 2½
 2  
 2  
 1½
 1  
 0  
----

Joguei um torneio razoável, considerando que há duas décadas praticamente não via um tabuleiro e um relógio fora da tela do computador. Terminei na classificação mediana, 10ª posição dentre 21 jogadores, com 3 pontos em 6 possívei, uma vitória, um bye, dois empates e duas derrotas. Fiz um rating-performance de 1974, bastante alto para um capivara, mas infelizmente não pude completar meu primeiro bloco de partidas pela FIDE pois enfrentei apenas três jogadores com tal rating.

A seguir, faço uma avaliação de minhas partidas, bem como do efeito de Chess Tempo em cada uma delas.

Na partida de estréia, primeira rodada, de branca contra o FM Mayakovsky, inventei um ataque central (8. Cg5 O-O 9. f4...) contra a Defesa Phillidor dele. Tal ataque foi mais ou menos prematuro e acabei ficando com problemas de desenvolvimento na ala da dama. No apuro de tempo "boiei" na posição, não conseguindo uma passagem para um final que poderia me ser favorável. Mayakovsky foi implacável e me bateu.

O efeito de Chess Tempo nessa partida seguramente permitir as análises necessárias à invenção do ataque central em uma abertura que não conhecia bem.

( ) vs ( )
Date:
Event:
Site:
Round:
Result:
Na segunda rodada, fui emparcerado contra um tal de Bye, que me disseram ser um jogador fortíssimo, mas parece que ele ficou com medo de mim e não apareceu para jogar, então eu ganhei o ponto!!! O interessante é que o nome dele nem está na tabela, não sei porque...

Na terceira rodada, de pretas contra o grande Joaquim de Deus, inventei um sacrifício de peão (8.... d5) contra a Abertura do Centro para tentar caçar a dama dele. O sacrifício revelou-se furado, Joaquim ficou superior mas deixou passar a vantagem. Em uma partida de roques em lados contrários, o dele na ala da dama, para não ceder o par de bispos Joaquim passou a dama para a frente de seu roque (12. Dc4...), onde ela foi efetivamente caçada e Joaquim teve que entregar um cavalo por dois peões. Apesar da igualdade material após os erros meu e dele (cavalo contra três peões) o roque grande de Joaquim ficou sob duas colunas semi abertas. Aí foi uma questão de coordenar as peças para o ataque e ir aumentando a pressão, até que a posição dele entrou em colapso.

Foi minha melhor partida no torneio e na qual o efeito de Chess Tempo mais se fez sentir. Tanto a posição após o lance 14. Db3... das brancas como a posição após 23. b3... dariam bons exercícios em Chess Tempo. No entanto, não consegui ver uma combinação (8... Txe4) que é a alternativa teórica ao sacrifício de peão inventado por mim.

( ) vs ( )
Date:
Event:
Site:
Round:
Result:
Na quarta rodada, joguei uma formação Maróczy de brancas contra a siciliana do FM Sadi Dumont, cometi um erro conceitual de abertura com 15. f4... que ele aproveitou bem para ficar superior. Depois não vi dois golpes táticos, no primeiro (20... Dd2) perdi um peão e no segundo (24... Tc1) ele ficou com dois cavalos contra minha torre. Tentei resistir, troquei vários peões para abrir espaço para minha torre mas não deu para trocar todos, ele reorganizou seus dois cavalos e cometi um erro conceitual de final (38. g4...), suficiente para ele forçar facilmente a vitória.

Uma conclusão que tirei dessa partida é que necessito avaliar com maior precisão as possíveis respostas do adversário aos meus lances para evitar golpes táticos, coisa que pode e deve ser feita através dos exercícios de Chess Tempo.

( ) vs ( )
Date:
Event:
Site:
Round:
Result:
Na quinta rodada, de pretas contra a Rui Lopes - Variante da Troca Atrasada da Virgínia Lagrange, improvisei uma formação chamada de "Fishing Pole" (6... Cg4 7. h3 h5) que deu certo. A Virgínia não é boba nem nada e atacou o cavalo em "g4" mas deixou ele lá, dificultou meu roque grande (10. Db3...) e abriu o centro (12. dxe5...). Consegui rocar grande e conter o ataque dela no centro mas cometi um erro conceitual de ataque, colocando a torre errada na coluna certa (23... Thg8) e, no mútuo apuro de tempo, consegui achar como trocar minhas duas torres pela a dama e um peão dela (26.... Rxg3+) e obter um empate por repetição de posições.

Avalio que teria perdido essa partida se não treinasse em Chess Tempo pois não teria achado na pressão do tempo a saída da troca das duas torres pela dama e peão.

( ) vs ( )
Date:
Event:
Site:
Round:
Result:
Na sexta e última rodada, joguei de brancas contra a Pirc do Márcio Paiva, que se transpôs para a Defesa Steintiz moderna da Rui Lopes. Embora conheça bem essa abertura, cometi um erro posicional atrás do outro. O Márcio dominou a coluna "e" aberta e transformou essa vantagem forçando a passagem para um final de cavalos no qual tinha assegurado o ganho de um peão. Mas consegui salvar a posição, entregando o peão para criar uma posição onde o cavalo dele ficou semi-encurralado pelo meu rei. O rei não conseguia tomar o cavalo mas o cavalo também não conseguia fugir. A única alternativa contra o empate por repetição de lances seria devolver o peão e entrar para um final de peões onde eu ficaria melhor mas (ainda) não sei se o suficiente para uma vitória.

Nessa partida, o efeito de Chess Tempo foi negativo na abertura: quis forçar o aparecimento de uma posição de ataque jogando 10. Rb1... e esperando 10... h6 ao invés de centralizar minha torre do rei com 10. Te1... No final, todavia, ajudou a achar a saída tática para o empate (29. f4...).

( ) vs ( )
Date:
Event:
Site:
Round:
Result:
Aquele abraço!

Álvaro Frota
« Last Edit: Jun 29, 2012, 09:39:05 PM by alvarofrota » Logged

FORA TEMER!
rachacuca
Newbie
*
Posts: 16


WWW
« Reply #9 on: Apr 22, 2010, 01:04:45 PM »

Obrigado Álvaro,

A pergunta é, porque meu rating estagnou? A sua hipótese de lapsos de atenção me parece bem plausível. Mesmo porque na maioria das vezes eu resolvo os exercícios como uma forma de distração, e não de uma forma mais comprometida como um treinamento.

Você deu uma boa sugestão, quando é para ‘brincar’ resolverei no modo blitz, já quando é ‘sério’ uso o modo standard

Enfim, essa é uma hipótese, outra é que posso ainda não ter assimilado bem alguns temas...
Logged
leonardomg
Newbie
*
Posts: 2


« Reply #10 on: May 17, 2011, 04:28:01 AM »

Pessoal, tenho realizado uns exercícios, estava utilizando outro site mas ontem conheci e comecei a usar o Chess Tempo.

Tem pouco tempo que estou jogando, mas estou jogando sempre, com pessoas online, ou no celular ou computador e estou sempre perdendo.

Vejo que estou fazendo saídas melhores, e as vezes estou dominando o jogo e de repente o adversário dá um xeque-mate ou eu faço uma trapalhada e o adversário vira o jogo. Puts, fico decepcionado comigo mesmo.

Gostaria de saber a opinião de vocês quanto a isso, se é possível aprender a manter a concentração, se com o tempo e treino qualquer pessoa consegue melhorar ou algumas antes não tem jeito.

Outra coisa
Jogando na rede, as vezes, aconteceu 2 vezes já, o adversário com as pretas, move a dama na segunda rodada e me destrói, parece que não consigo defender, mas o pior é que os livros de dica dizem para não sairmos com a Dama de cara, e sim guardá-la atrás de peões na segunda fileira, então, como podem fazer tanta bagunça com uma dama.
E eu estou falando de jogador com rating 850 online, em site que começa com 1200.

Grande abraço.
Logged
alvarofrota
Moderator
Hero Member
*****
Posts: 1605


« Reply #11 on: May 18, 2011, 03:11:34 PM »

Iniciando o Estudo do Xadrez

Rio de Janeiro, 18 de maio de 2011.

Olá Leonardo!

Antes de tudo, você com certeza não é uma "Anta".  Em Xadrez, ninguém é uma "Anta". Em Xadrez, nós somos... "Capivaras", meu caro!

Pois bem, dialogando de Capivara para Capivara, você está começando agora e é justamente por isso que (ainda) está sempre perdendo.

Este que lhe escreve tem 41 anos de experiência no Xadrez (mas nem por isso deixou de ser Capivara). Lembro-me como se fosse ontem que aos 13 anos (tenho 54) perdia sistematicamente para o "Silvinho", o colega que me ensinara as regras do jogo.

No começo, ele saia com a dama logo de cara e me dava o Mate Pastor. Depois de levar uns tantos mates, eu aprendi a me defender do Pastor mas aí o Silvinho dava uns lances de dama e acabava tomando um peão do cavalo e, com isso, em seguida tomava a minha torre desprotegida (pois eu não tinha desenvolvido o cavalo mas apenas o bispo...).

Eu fiquei puto da vida com aquilo, fui a a Biblioteca Pública (naquela época essa instituição ainda existia!), emprestei um livro sobre Xadrez, estudei, estudei, voltei a jogar com o Silvinho e pronto: nunca mais perdi dele.

Foi somente então que o Silvinho me informou da existência do Clube de Xadrez. O safado não informara antes por não queria que eu fosse lá, treinasse e passasse a ganhar dele! Coisa que ao fim e ao cabo, acabou acontecendo...

Bom, essa é a edificante história de como me viciei no jogo do Xadrez, vicio este que tem me acompanhado por toda a vida!

Então, meu conselho é: compre um bom livro para iniciantes, estude e estude. Mas estude no concreto, não adianta saber que "não devemos sair com a dama" no abstrato, tem que estudar o que fazer na abertura do jogo.

Além disso, "anote" suas partidas. Aqui as aspas vão porque, se você joga via Internet, utilizando computadores (pequeninos, de mão, acoplados ao celular, ou um pouco maiores) então, a anotação é automática.

Mas você tem que salvar a partida jogada em um arquivo .pgn, o qual lhe permitirá estudá-las depois.  Perdeu? Ficou puto? Estude! Perdeu de novo? Ficou mais puto ainda? Estude muito mais!

Dê uma busca no Google que você acha "n" softwares que lhe permitirão não apenas jogar na Internet mas salvar suas partidas em arquivos .pgn, estudar partidas de mestres, etc, etc, etc. Há um mundo de informações. Cabe a você buscá-las e selecioná-las para seu ótimo uso.

Chess Tempo é um excelente site para treinamento. Seguindo a orientação acima, muito em breve você não mais perderá partidas "de bobeira" e poderá voltar aqui para treinar tática e finais, tornando-se um forte jogador.

Espero ter ajudado!

Aquele abraço!

Álvaro Frota
« Last Edit: Jun 29, 2012, 09:41:18 PM by alvarofrota » Logged

FORA TEMER!
leonardomg
Newbie
*
Posts: 2


« Reply #12 on: May 18, 2011, 06:40:31 PM »

Muito obrigado pela resposta Álvaro.
No meu caso o Silvinho se chama Rodrigo, hehehe, amigão que vem ganhando todas.

De qualquer forma, percebi que de 1 dia para o outro, de treinos de tática aqui, consegui perceber muito mais situações e resolver corretamente diversos exercícios.

Tenho como objetivo inicial ganhar 10 partidas no nível 1 do Xadrez do Windows 7 com as brancas, depois 5 com as pretas para poder mudar de nível, além de chegar no rating 1500 de tática aqui do Chess Tempo, para depois pensar em objetivos maiores.

Estou começando a entender os clubes e corporações agora, mas ainda não sei quase nada. Como se consegue um rating verdadeiro? Tem certificado ou coisa assim??
Logged
alexandrino
Newbie
*
Posts: 37


« Reply #13 on: May 21, 2011, 07:16:52 PM »

Olá Álvaro e Leonardo.

Bom, o Álvaro ja disse tudo.

Desculpem por eu mudar de assunto, mas é que não quero criar um tópico Grin

Álvaro, se não for pedir demais, vê se traduza as tags novas em inglês, fica melhor se tudo estiver padronizado na nossa língua.
Dá pra entender o que é, é só questão de padronização mesmo, está estranho.

Abraços. Wink
Logged
guilhermem10
Newbie
*
Posts: 7


« Reply #14 on: May 22, 2011, 06:00:13 AM »

Olha cara eu sugiro que você visite o clube para saber mais como entrar.
Ja vou adianto:
é caro
Xadrez é um jogo de rico também, se levarmos em consideração o preço dos livros, do clube e etc.
Mas tem muita coisa grátis e barata (como o próprio Chess Tempo).
Para ter rating (não aconselho você a ter ainda) você tem que se registrar pelo menos na federação brasileira de xadrez, ou federação do seu estado, ou na FIDE. Sugiro que preocupe-se com isso depois! é o de menos! Prepare-se primeiro depois vai lá e faz história.
A primeira coisa é definir objetivo:
Tu quer ganhar do silvinha, ou ser GM? IM? ou FM?

Defina bem! e começe estudos!
Se quizer ser um grande jogador, a jornada é longa.
Sugiro que estude 4 horas por dia. Mas começe estudando 1, e depois aumente.

1º Etapa:
Leia um livro de coisas básicas.
Como Xadrez nas escolas.

2º Leia um livro de tática:
Como Xadrez vitórioso - Táticas
Não se esqueça de fazer exercicios do Chess tempo Wink
Leia tudo hein!

3º Leia um livro de Combinações:
Mais uma vez o titulo:
Xadrez vitorioso - Combinações
E o livro do rafael leitão se puder:
Aprenda a calcular!

4º Agora você montou bem sua base, vamos fazer exercicios e começar estudo de estrategias para seus objetivos:
Sugiro o livro Estrategia moderna no xadrez ou (mais uma vez) xadrez vitórioso - Estratégias

5º Estude Finais, ou titulos menores como A Arte do sacrificio, ou lições elementares de xadrez

6º Por ultimo estude aberturas. Com conheçimento dos outros livros as aberturas vão apareçer. Sugiro que dê uma pequena ronda nas aberturas. Mas só para escolher sua favorita.

Por exemplo:

Eu gosto de Ruy Lopes
Giuonuco Piano variante dos 4 cavalos
Defesa Greco
E gambito da Dama

Também gosto da defesa Espanhola, ou India do rei inversa

Uma coisa interressante que faço quando estudo é flash cards. Eu anoto em pequenos cartões todas as lições dos livros que leio.
Tenho estratégias
Táticas
e assim vai...
Eu leio esses flash cards todos dias, e crio todos dias. Isso faz com que eu nunca esqueça as lições dos livros.

e por ultimo e não menos importante:
Não estude livros muito avançados se você não consegue le-los.
Mas um livro que recomendo é:
A Arte da guerra de Sun Tzu
Se você começar á ler, vai ver como tem a ver com xadrez.
Lembre-se:
Leia depois de estudar tudo!
Logged
Pages: [1] 2
Print
Jump to: