May 06, 2024, 08:42:35 AM *
Welcome, Guest. Please login or register.
News:
Advanced search
Pages: [1]
Print
Author Topic: Treine suas habilidades táticas  (Read 14105 times)
alvarofrota
Moderator
Hero Member
*****
Posts: 1605


« on: Dec 09, 2009, 07:17:44 PM »

Desenvolva suas habilidades táticas

Baixe e leia o livro gratuito!

Utilizar Chess Tempo apenas resolvendo os exercícios pode ser um passatempo interessante. Ao invés de jogar Blitz na Internet, por exemplo, você pode utilizar seu tempo livre para resolver, sem muitas pretensões, muitos e muitos exercícios de tática em Chess Tempo. É um hábito saudável e certamente seu nível de jogo não irá piorar por causa disso. No entanto, após uma período inicial de crescimento, sua tática enxadrística provavelmente irá estagnar.

Treinamento ou Passatempo?
A análise de seus gráficos de evolução de rating Standard ou Blitz pode indicar essa situação. Se seu rating ficar flutuando em torno de um platô durante um bom tempo e você não conseguir aumentá-lo, isso significa que seu aprendizado chegou a um estágio de saturação e que sua capacidade tática não está evoluindo. A partir dessa constatação, cabe a você refletir e tomar uma decisão.

Passatempo e treinamento são coisas distintas. Obviamente, nada contra o lazer; meu alerta é para os enxadristas que desejam treinar tática visando disputar torneios. Nesse caso, é imprescindível disciplina e força de vontade para organizar e seguir um programa de treinamento com objetivos, rotina diária e metas estabelecidas.

O que você precisa saber para organizar seu treinamento?
Algumas informações básicas são imprescindíveis para você organizar seu treinamento, as quais podem ser resumidas pelas respostas às seguintes perguntas:

  • O que é o reconhecimento cognitivo dos padrões táticos?
  • Quais devem ser os objetivos do treinamento em tática?
  • Para que servem os exercícios em modo Standard e o que mede o rating Standard?
  • Para que servem os exercícios em modo Blitz e o que mede esse rating?
  • Para que servem os exercícios em modo Misto e o que mede esse rating?
  • Para que servem os exercícios de final em modo Prática e o que mede esse rating?
  • Qual deve ser o processo de resolução de um exercício?
  • O que se deve fazer após a resolução de cada exercício?
  • Como organizar uma rotina diária de treinamento?

A seguir iremos procurar responder cada uma dessas perguntas.
« Last Edit: Jul 01, 2022, 06:17:11 PM by alvarofrota » Logged

FORA TEMER!
alvarofrota
Moderator
Hero Member
*****
Posts: 1605


« Reply #1 on: Jun 14, 2013, 01:22:26 AM »

Os objetivos de um treinamento em tática

É bem conhecido que a diferença entre um mestre e um amador está no reconhecimento cognitivo dos padrões estratégicos e táticos que existem nas posição de uma partida de Xadrez. Mas o que é o reconhecimento cognitivo? A seguir, procuraremos explicar esse conceito desde o ponto de vista da tática.

O que é o reconhecimento cognitivo dos padrões táticos?
Você se lembra de quando aprendeu as regras do Xadrez? De suas primeiras partidas, quando pendurava peças, movendo-as para casas atacadas e sem defesa? Recorda-se de que, após certo tempo, introjetou as regras do jogo e passou a ver as casas para as quais podia mover suas peças e aquelas para as quais não podia?

Durante esse primeiro processo de aprendizado, seu cérebro, após ter adquirido o conhecimento consciente das regras do Xadrez, passou a ver ou, para utilizar a expressão correta, a reconhecer cognitivamente um padrão tático muito simples, porém decisivo, o das casas atacadas e defendidas.

De maneira semelhante, se em seus primeiros tempos de Xadrez você tinha dificuldades para achar um duplo de cavalo no rei e na dama, hoje a oportunidade de um garfo real provavelmente lhe salte aos olhos. Isso ocorre porque você fixou em seu cérebro, pelo estudo e pela prática, esse padrão tático e, quando ele aparece no tabuleiro, você o reconhece cognitivamente, sem a necessidade de utilizar processos conscientes de cálculo.

O reconhecimento cognitivo dos padrões táticos, assim, é um processo onde seu cérebro reconhece por cognição (portanto, em um nível não consciente) os motivos e temas táticos de uma posição e envia ao seu consciente um lance que a soluciona.

Quais devem ser os objetivos do treinamento em tática?
A visão tática ou o reconhecimento cognitivo dos padrões táticos não é um dom. Não é alguma coisa sobrenatural que alguns já nasceram com ela e outros nunca a poderão ter. É apenas uma capacidade mental que seu cérebro pode desenvolver através do estudo e do treinamento apropriados.

De fato, se o padrão tático de um garfo real passou a fazer parte de seu conhecimento enxadrístico e tal conhecimento acumulado vem à tona todas as vezes que as posições no tabuleiro apontam nessa direção, fazendo com que você simplesmente veja esse tema tático, por que motivo você não poderia obter a mesma capacidade mental com os demais motivos e temas táticos?

Então, podemos dizer que o primeiro objetivo de um treinamento em tática é a obtenção e aprimoramento da capacidade mental de reconhecer cognitivamente todos os motivos e temas táticos, bem como as combinações que existem entre eles.

Por que é necessário estudar a teoria da tática?
Assim como foi necessário você aprender as regras do Xadrez antes de adquirir a capacidade de ver quais lances penduram peças e quais não, o primeiro passo para adquirir uma forte visão tática é o estudo atencioso de cada motivo e tema tático.

Ao estudar um motivo ou tema tático que ainda não conhece, ou conhece apenas superficialmente, você está adquirindo um novo conhecimento consciente. Ao treinar esse motivo ou tema através de uma série de exercícios, você começa a adquirir a capacidade de reconhecê-lo cognitivamente.

O conhecimento consciente é a precondição para a construção do reconhecimento cognitivo. Assim, treinar tática em Chess Tempo somente lhe auxiliará a fixar em seu cérebro os padrões táticos se, lado a lado com seu treinamento, você estudar em detalhes os mecanismos de funcionamento de cada motivo e tema, bem como as relações entre eles.

Por onde começar seu estudo?
Antes de mais nada, estude com atenção os diversos capítulos do livro ABC da Tática no Xadrez, que estão nas Orientações, Dicas e Teoria do Fórum em Português. Depois, estude cada um dos Motivos e Temas Táticos que dão origem aos Tags de Chess Tempo.

Também seria excelente obter um bom livro de tática para aprofundar seus estudos. Dê preferência aos livros que contenham descrições e análises e não aqueles com grandes coleções de exercícios, já que estes você fará em Chess Tempo. E principalmente, nunca deixe de utilizar as definições de Chess Tempo pois elas são um guia para mantermos a consistência terminológica deste site.

Onde acumulamos o conhecimento enxadrístico?
Nosso cérebro possui dois tipos de memória: a de curto prazo e a de longo prazo. Como seu próprio nome sugere, na memória de curto prazo acumulamos informações relativas ao nosso dia a dia, as quais são dissipadas de forma relativamente rápida. Que roupa você vestiu ontem para ir trabalhar ou estudar? E na terça feira da semana passada, que roupa você vestiu?

Já na memória de longo prazo, acumulamos informações que ficam gravadas no cérebro por longos períodos. A educação formal, por exemplo, quando bem feita, acumula informações na memória de longo prazo. Você é capaz de recitar a tabuada da multiplicação do quatro? (4 x 1 = 4; 4 x 2 = ...) E a do sete?

Podemos então aprimorar a definição do primeiro objetivo de um treinamento em tática: Gravar na memória de longo prazo todos os motivos e temas táticos, bem como as combinações que existem entre eles, de forma a conseguir reconhecê-los cognitivamente no tabuleiro.

Como se dá o processo de acumulação do conhecimento?
Em qualquer processo de acumulação de conhecimento, seu cérebro acumula uma certa quantidade de conhecimentos na memória de longo prazo para depois produzir uma generalização criativa do conhecimento adquirido, a qual significará um salto de qualidade em sua capacidade de raciocínio.

Esse processo é perfeitamente válido para o Xadrez em geral e para a tática enxadrística em particular. Então, não espere resultados imediatos mas mantenha a constância em seu treinamento pois cedo ou tarde um salto de qualidade irá ocorrer, colocando seu Xadrez em um patamar mais alto. Nesse novo patamar, você novamente irá acumular quantidade etc. Este é um processo cíclico ou, antes, helicoidal.

Por que toda a atenção é necessária?
A coisa mais importante para que um novo conhecimento seja gravado na memória de longo prazo é a atenção que prestamos à informação e a consequente compreensão que adquirimos de seu funcionamento interno. A atenção e a compreensão determinam a força com que a informação fica gravada no cérebro.

Por isso, se é necessário que você preste muito atenção ao estudo de cada motivo e tema tático, maior ainda deve ser sua atenção em cada exercício de seu treinamento, durante e principalmente depois de sua resolução. Mais adiante iremos expôr algumas orientações concretas sobre o processo de resolução de um exercício e sobre o que você deve fazer após sua resolução.

É necessário voltar ao estudo da teoria?
Nunca é possível acumular todo o conhecimento de de uma só vez. Assim, ao longo de seu treinamento, você terá que voltar muitas vezes ao estudo dos motivos e temas táticos, aos capítulos do ABC da Tática no Xadrez e ao seu livro de tática.

Esse é também um processo cíclico, ou antes helicoidal, pois a cada vez que estudar essas informações você irá apreender mais e mais detalhes sobre o funcionamento de cada motivo e tema tático.

Lances candidatos e cálculo de variantes
Se a habilidade tática nasce de sua capacidade de reconhecer por cognição os motivos e temas táticos (portanto em um nível inconsciente de seu cérebro), cada lance que esse processo faz surgir em sua mente necessita sofrer uma verificação prática, coisa que só pode ser feita através do cálculo de variantes.

Mesmo os Grandes Mestres não possuem uma capacidade de cognição a prova de erros. Muito menos os enxadristas comuns mortais. Dessa forma, os lances que surgem em seu cérebro quando você examina uma posição devem ser tratados como lances candidatos a serem jogados. Somente após o cálculo preciso das variantes que decorrem de cada lance candidato é que você deve escolher o lance a ser efetivamente jogado.

Voltaremos a esse assunto quando expusermos algumas orientações sobre o processo de resolução de exercícios mas já podemos adiantar que o segundo objetivo de um treinamento em tática deve ser o aprimoramento do cálculo de variantes e a decorrente capacidade de visualização de posições futuras.

Os objetivos do treinamento em tática
Tendo percorrido um longo caminho, chegamos a uma definição operacional dos objetivos de seu treinamento em tática:

  • 1.) Gravar em sua memória de longo prazo o funcionamento dos motivos e temas táticos, permitindo que você os reconheça cognitivamente (através de um processo inconsciente) nas diferentes posições que podem surgir em uma partida; e

  • 2.) Organizar seu processo consciente de pensamento, no sentido de aumentar tanto sua capacidade de cálculo de variantes como de visualização de posições futuras.

Passemos agora ao que você deve fazer durante suas sessões de treinamento para atingir esses objetivos.

« Last Edit: Feb 10, 2020, 03:36:28 PM by alvarofrota » Logged

FORA TEMER!
alvarofrota
Moderator
Hero Member
*****
Posts: 1605


« Reply #2 on: Jun 14, 2013, 01:27:38 AM »

O que se deve fazer após resolver um exercício?

Essa é a parte mais árdua do treinamento mas também a mais produtiva: você deve aprofundar ao máximo as análises de cada um dos exercícios resolvidos, tanto os corretos mas principalmente os errados.

Estude na prática os motivos e temas táticos
A pré condição para o treinamento do reconhecimento cognitivo dos padrões táticos é estudar a fundo os diferentes motivos e temas táticos, conhecer tanto os aspectos particulares de cada um como as semelhanças e diferenças entre eles, verificando quais foram os motivos e temas táticos efetivamente em ação no tabuleiro durante a combinação que ocorreu no exercício.

Assim, a primeira coisa a fazer após resolver um exercício (errando ou acertando) é determinar quais tags seriam os mais apropriados para representar os motivos e temas táticos que estiveram em ação no tabuleiro. Depois de decidir quais seriam os melhores tags, clique em cada um dos tags votados pelos usuários e leia suas definições na janela de diálogo que se abrirá, votando nos tags para confirmá-los ou removê-los.

Também vale a pena dar uma olhada, de vez em quando, nas tabelas de sua Performance de Tagueamento, inclusive reabrindo e estudando os exercícios nos quais seus tags foram contestados por uma maioria de outros enxadristas. Mas lembre-se que maiorias também podem estar erradas e não descarte os tags que você escolheu sem ter um bom motivo.

Antes de taguear os exercícios, leia as orientações sobre isso em Tagueie seus exercícios.

Leia atentamente os comentários ao exercício
Caso existam comentários, leia e estude as variantes e dúvidas neles apresentadas. Nos comentários há muito "lixo" mas também há muitas coisas interessantes sobre o exercício. A maioria dos comentários está em Inglês mas com um pouco de esforço dá para entender.

Se alguém tiver apresentado uma dúvida sobre um lance, estude-a e procure resolvê-la. Se achar interessante, escreva um comentário com suas conclusões.Você pode (e deve!) escrever seus comentários em Português. Mas antes leia as orientações sobre isso em Comente seus exercícios.

Use o Tabuleiro de Análise
Para analisar os exercícios e escrever seus comentários, utilize o Tabuleiro de Análise o qual, inclusive, possui um engine para lhe ajudar quando necessário.


« Last Edit: Feb 10, 2020, 03:37:06 PM by alvarofrota » Logged

FORA TEMER!
Pages: [1]
Print
Jump to: